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5 dicas para reduzir a rotatividade na sua empresa

06/04/2017

A rotatividade dentro das empresas pode ser considerada um problema crescente, principalmente por gerar altos custos muitas vezes não programados a cada desligamento e necessidade de nova contratação.

 

 

            A rotatividade dentro das empresas pode ser considerada um problema crescente, principalmente por gerar altos custos muitas vezes não programados a cada desligamento e necessidade de nova contratação. A existência de certo índice de rotatividade é normal em qualquer empresa, porém, se esta taxa estiver elevada, até mesmo a sustentabilidade da organização tende a ficar comprometida. Para tanto, algumas atitudes podem ser tomadas - levando-se em consideração o curto e longo prazo - que tendem a reduzir em muito esta rotatividade e colaborar com a manutenção dos talentos dentro da organização. Selecionamos 5 dicas que podem ser úteis na hora de repensar a situação, confira a seguir:

 

 

  1. Atenção na entrevista

 

O processo de redução da rotatividade deve ter início ainda no momento do recrutamento e seleção para a contratação. Ter bastante atenção, ainda na entrevista, a critérios como o quanto os candidatos terão facilidade, ou não, para se alinharem à cultura e aos valores da empresa pode ser determinante no seu futuro como empregado. Muitas vezes, um candidato é escolhido por ser altamente qualificado, mas não são observados fatores como os seus interesses a longo prazo e, também, se trabalhar na empresa realmente vai fazê-lo satisfeito para que nela permaneça por este período. Desta forma, é essencial que sejam avaliados todos os aspectos para que sejam escolhidos os candidatos corretos para as respectivas vagas e, assim, reduzir a rotatividade fazendo do colaborador satisfeito por fazer parte do time.

 

 

  1. Investimento na equipe

 

Nesta dica não estamos apenas nos referindo ao valor dos salários, ainda que seja este, claro, um trunfo importante quando queremos manter os talentos na empresa. Mas falamos no investimento em cursos de aperfeiçoamento, em benefícios para o bem estar pessoal e, ainda, no investimento de tempo para treinar, orientar e preparar a equipe para a execução de suas tarefas.  Muitas pessoas acabam por se verem entediadas após uma temporada executando tão somente as mesmas tarefas, sentindo falta de desafios e do aprendizado de novas habilidades. Proporcionar novos conhecimentos relacionados com a atividade da empresa é algo benéfico para ambos os lados, empregado e empregador, uma vez que se abrem possibilidades de novos interesses, facilidade de recolocação interna e garantem satisfação para a maioria dos funcionários, pois se veem valorizados com o aprendizado oferecido.

 

 

  1. Salários

 

Não se pode analisar a questão da rotatividade sem que se pense nos salários pagos por cada uma das funções exercidas dentro da empresa. É crucial que seja feita, de tempos em tempos, uma avaliação comparativa com relação a cargos similares em outras empresas concorrentes, para que se tenha confiança de estar garantindo aos empregados os salários compatíveis com os exercidos no mercado. A satisfação pessoal passa, sem dúvida, pela valorização financeira e não se pode esperar pela retenção de talentos sem que haja organização e atualização das remunerações de forma justa e adequada, de acordo com o padrão geral de cada cargo da instituição.

 

 

  1. Comunicação

 

Estabelecer uma comunicação aberta com os seus colaboradores irá fornecer informações que talvez jamais chegassem à alta cúpula da empresa por si só. Através do diálogo, é possível gerenciar expectativas, motivações, dificuldades e, por consequência, alcançar o equilíbrio entre as capacidades de produtividade do profissional e as exigências da empresa para aquele cargo. Profissionais que se sentem equilibrados se tornam mais satisfeitos e leais e, ao se sentirem ouvidos, ainda saberão que existe uma valorização individual e estabelecerão um respeito mútuo no ambiente de trabalho. Por fim, a comunicação estimulada e aberta poderá engrandecer a empresa com novas ideias e, além disso, fornecer sinais de quando alguém não está feliz e cogita o desligamento, permitindo, talvez, que o problema seja resolvido e não seja necessária uma substituição repentina.

 

 

  1. Reconhecimento

 

Um dos grandes fatores que estimulam um profissional a apreciar estar trabalhando em determinada empresa é quando ele consegue perceber que há reconhecimento pelos seus feitos e que, portanto, é visto como alguém importante no funcionamento da engrenagem da instituição. Reconhecer os sucessos dos colaboradores é motivador e propicia que executem seu trabalho como vencedores, dando o melhor de si e garantindo o êxito tanto profissional quanto pessoal, o que mantém o ímpeto de seguir na empresa por longo tempo.

 

A diminuição da rotatividade de profissionais depende, portanto, de uma série de fatores que, se devidamente observados e modificados, poderão garantir muito maior triunfo na retenção dos melhores talentos dentro da empresa. Os esforços devem ser concentrados desde a contratação até a inserção de demais estratégias na gestão de pessoal, permitindo que a empresa atinja melhores resultados a partir da redução destes desgastes comuns a cada novo desligamento e contratação.

 

 

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