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Cinco dicas para manter o emprego e se destacar durante uma crise

21/09/2015

Tempos difíceis podem se mostrar um celeiro de oportunidades, basta saber aproveitá-las

 

Cenários incertos costumam alertar não só gestores, mas também deixar os funcionários em estado de atenção constante. Bom, eis duas boas notícias. A primeira, para quem está procurando emprego: na Luandre, consultoria de recursos humanos que completa 45 anos em 2015, as oportunidades continuam aparecendo. “Temos uma base de mais de cinco mil clientes que continua abrindo vagas. Tanto é que crescemos mais de 10% em relação ao mesmo período de 2014”, aponta Fernando Medina, diretor de operações da empresa.

 

Para quem já está contratado, mas tem medo de perder o posto, a outra boa nova. “Esse é um bom momento para investir em treinamentos, já que é uma equipe mais preparada que ajuda a empresa a superar dificuldades em tempos de recessão”, opina Medina. “É nos períodos mais difíceis que uma equipe de alto desempenho faz a diferença”, completa. Portanto, seguem algumas dicas elencadas por especialistas da Luandre para fazer bonito no escritório e espantar a crise pra bem longe.

 

  1. Marcando território

Uma maneira de mostrar para a empresa que sua presença é fundamental é buscando métodos e procedimentos diferentes em busca de um resultado focado nas necessidades do cliente. “Quando o colaborador apresenta estratégias de ação planejando passo a passo cada atividade, com certeza garantirá eficácia para a empresa e mostrará sua eficiência”, explica Regiane Lucas, gerente da Unidade Lapa da Luandre. 

 

  1. Pensamento positivo!

“Um dos fatores que piora qualquer crise é a onda de pessimismo. Isso faz com que as pessoas e empresas reduzam investimentos e, consequentemente, o cenário tende a piorar”, explica Medina. Aproveite a época para buscar soluções, propor melhorias e até investir em um novo curso.

 

  1. Visão de dono

Já ouviu falar nisso? O termo significa ter uma visão macro da empresa e atuar com um olhar de dono do negócio, ou seja: atento a tudo. “Isso demonstra alto grau de comprometimento com o desempenho da companhia”, orienta Fernando Medina.

 

  1. Multitarefa

Ser um profissional atualizado e com conhecimentos múltiplos é um diferencial que em períodos de crise ganha ainda mais importância. “Estar preparado e mostrar flexibilidade para absorver novas responsabilidades é uma força e tanto para manter o colaborador no quadro de funcionários”, diz Fernando.

 

  1. Líderes engajados

Se você já exerce alguma função de liderança, eis a oportunidade perfeita para mostrar seu valor, especialmente em áreas que tendem a ficar com os ânimos exaltados em períodos de crise, como o comercial. “As lideranças devem gerar em suas equipes motivação para atingir os resultados, isso pode ser conseguido com desafios além da zona de conforto, integrações, identificar possibilidades de treinamento e criar um ambiente de trabalho seguro”, exemplifica Regiane.