Fique por dentro das notícias e dicas

Como deixar o RH com presteza para atender a demanda de contratação de toda a empresa

19/03/2018
  
 

Sabe aquele momento em que todos os departamentos da empresa estão precisando recrutar talentos e o seu RH não encontra um bom candidato?

Saiba como o seu RH pode atender a demanda de contratação de toda empresa de forma ágil. 

 

O Departamento de Recursos Humanos é encarregado, dentro da empresa, por grande quantidade de atividades que compreendem todo o gerenciamento de pessoal e, ainda, os serviços de recrutamento e seleção que garantirão assertividade nas contratações.

 

Este último, no entanto, vem representando um dos maiores desafios da área RH das organizações, principalmente por estarem sempre em busca de melhor aproveitamento do tempo, de dinheiro e de esforços gastos para encontrar o correto candidato para cada uma das vagas a serem preenchidas.

 

reforma trabalhista

  

Especialmente em momentos de crise, quando a mão de obra qualificada se torna cada vez mais escassa e a procura por emprego aumenta, o setor de Recursos Humanos precisa assumir um papel cada vez mais perspicaz e estratégico.

 

Somente assim se faz possível que sejam selecionados os melhores talentos e, mais que isso, que estes sejam retidos na equipe. Acontece que, para o RH de empresas maiores, algumas vezes são várias as vagas a serem preenchidas ao mesmo tempo e, junto a isso, dificultosa a tarefa de se encontrar bons candidatos.

 

Selecionamos as melhores técnicas para gerenciar esse tipo de situação e melhorar a segurança nas seleções:

 

Alinhe os valores

Uma tendência que é cada vez mais priorizada nos processos de seleção é a preocupação dos recrutadores com o alinhamento entre os valores da empresa e do contratado.

 

Os profissionais de RH devem estar capacitados para identificar se estes valores se correspondem, buscando atingir o "Fit Cultural", ou seja, o modo de expressar um alinhamento entre os ideais do candidato e os da empresa contratante.


Esta preocupação tende a reduzir significativamente as possibilidades de o contratado seja demitido ou mesmo que peça demissão por se sentir deslocado na organização.


Visão estratégica

Para que consiga dar conta de momentos em que há necessidade de captação de profissionais para o preenchimento de diversas vagas, o setor de RH deve ir muito além dos procedimentos tradicionais e da atenção com as questões burocráticas de uma contratação.

 

Uma visão estratégica precisa ser assumida, a fim de que se consiga localizar no mercado ou nos candidatos aquelas pessoas que têm a acrescentar e que façam diferença ao time como um todo.

 

O planejamento é também parte da função do RH, e isso pode tornar os processos muito mais ágeis e eficientes.

 

Para evitar desorganização em fases de concomitantes contratações, aja sempre com proatividade, procurando no mercado aqueles nomes que aparentam se encaixar bem em algumas vagas da empresa, mesmo que estas não estejam atualmente vazias.

 

É importante manter-se sempre atento.


Vá além do currículo

Especialmente quando há necessidade emergencial de novos profissionais, é comum que os recrutadores busquem a alternativa mais prática: análise de currículos.

 

É preciso, no entanto, ter cautela, uma vez que estas informações podem ser deveras superficiais e estarem longe de oferecer argumentos suficientes para garantir a contratação do profissional mais adequado.

 

Para que se encontre um profissional que seja competente e que possua identificação com as políticas praticadas pela empresa, a entrevista para um conhecimento mais aprofundado é essencial.

 

Cabe mencionar que é bastante comum que empresários escolham candidatos baseando-se na experiência e capacitação técnica apresentadas no currículo apenas e, por fim, decidam dispensá-los por ausência de compatibilidade.


Exponha as vantagens

O diretor da empresa americada RETS Associantes, Kent Elliot, identifica como uma das mais importantes técnicas na contratação de funcionários a apresentação das oportunidades que se pode ter fazendo parte daquela equipe.

 

Com mais de vinte anos de experiência, Elliot garante que a previsão de maiores responsabilidades, promoções e crescimento dentro da organização é a chave para a satisfação e motivação dos novos colaboradores. Assim, mais certeiras acabam se tornando as contratações, quando selecionado o melhor candidato.


Corroborando com a eficiência da contratação, vale lembrar que cabe também ao RH fazer o acompanhamento do recém contratando, garantindo que os treinamentos estão sendo executados conforme programação, que está havendo a devida orientação, etc.

 

As contratações podem representar tanto perdas como ganhos para a empresa e, portanto, saber fazer a escolha certa no preenchimento de certos cargos é um diferencial. É importante não contratar pensando em resolver uma questão imediata, mas sim levar sempre em consideração o médio e longo prazo, bem como os resultados que o colaborador poderá trazer à equipe.


O serviço de recrutamento e seleção pode ser também terceirizado e a experiência de uma empresa especializada na administração de pessoal tomar conta desta parte delicada que envolve a contratação de profissionais.

 

Além deste, a Luandre Soluções em Recursos Humanos disponibiliza, ainda, os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

São 48 anos de experiência em RH, atuando no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil. Conheça um pouco mais sobre a Luandre

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse