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Como lidar com o retorno negativo pós-entrevista de emprego

01/12/2017
  
 

Nada soa melhor, para quem está na busca de uma recolocação, como um "Parabéns, você foi contratado!", porém, o feedback negativo também é importante para nossa carreira.

 

Infelizmente nem sempre conseguimos processar as críticas com a devida sabedoria, por conta da frustração gerada.

 

eles estão de olho nas redes sociais

 

Carolina Silva, coordenadora de R&S da Luandre, uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil, lembra:

 

“O principal objetivo do feedback negativo em um processo seletivo é cuidar da expectativa do profissional, os retornos negativos podem ser referentes a alguma ausência ou limitação de competência técnica ou comportamental necessária para a posição desejada e vale a pena a reflexão e um possível plano de ação. “.

 

“Ainda há mais procura que oferta de emprego e, consequentemente, os candidatos acabam passando por uma série de processos seletivos até conseguirem se recolocar no mercado”, contextualiza Carolina.

 

A chave para contornar o desânimo, até conseguir a tão desejada recolocação, segundo a consultora, é não permitir que o “NÃO” o abale emocionalmente. Aqui ela explica como tirar proveito das negativas neste processo de busca por uma recolocação:

 

1. Atenção ao CV

Às vezes a empresa elimina candidatos ainda na fase de triagem. Por isso é importante também pensar no currículo como a “primeira impressão” que terão de você.

 

Cada empresa tem sua missão, visão e valores específicos. Portanto ajuste seu currículo de acordo com a oportunidade, ressaltando suas qualidades naquilo que é valorizado pela empresa na qual pretende concorrer a uma vaga.

 

Desta forma, você consegue ser mais assertivo e se mostrar alinhado ao perfil da companhia.

 

Importante: não ressalte qualidades que você não possui. Seja honesto e verdadeiro em suas aptidões apresentadas no currículo.

 

2. Não leve para o pessoal

Muitas vezes, o candidato é escolhido não por ser o melhor tecnicamente, mas por ser o mais adequado para aquela vaga especificamente. Neste sentido, ter habilidades específicas, residência próxima ao local de trabalho, podem fazer a diferença.

 

Por isso, esses critérios precisam ficar claros ao candidato no momento do feedback, para que ele não acredite que foi reprovado por falta de perfil ou de experiência na função.

 

3. Entenda a experiência como aprendizado

Se na vida quase tudo é uma questão de prática, receber um “não” pode ser só uma preparação para receber um “sim” no futuro. “A verdade é que as empresas mudam, os cargos variam, mas as entrevistas de seleção não diferem tanto entre si. Receber a negativa pode ser visto com um preparatório, uma oportunidade de adquirir mais confiança”, diz Carolina.

 

4. Aproveite o feedback negativo e mude sua postura

Nem sempre o recrutador vai explicar ao candidato a razão de não ter sido aprovado, mas se isso ocorrer, aproveite! Se algum comportamento seu for apontado como prejudicial durante o processo seletivo, o melhor é identificar onde está errando, corrigir e mudar a postura nos próximos processos.

 

Atenção: Chegar atrasado, falar mal do antigo emprego, não demonstrar interesse pelo possível novo trabalho, por exemplo, são posturas recorrentes que Andrea lista como possíveis atitudes desclassificatórias.

 


 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos, 47 anos de atuação em RH, oferece soluções técnicas e inovadoras no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

 

No total, atende  4 mil companhias brasileiras , 55 mil profissionais e tem um banco com mais de 1,7 milhão de currículos cadastrados.  Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por 6 vezes, sendo a última vitória em 2017.

 

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

A Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 

Fonte: Revista News

 


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