Fique por dentro das notícias e dicas

Como realizar um processo seletivo em menos de 60 dias

05/07/2017
 

 

Os processos de seleção para o preenchimento de vagas dentro da empresa precisam ser elaborados com planejamento e atenção. No entanto, nem sempre temos disponível o tempo necessário para que seja executado um processo seletivo mais longo e completo como gostaríamos e, por isso, preparamos algumas dicas que podem ser úteis e reduzir o tempo na fase de seleção de profissionais.

 

Utilize as redes sociais

Estudos confirmam que hoje metade das empresas do país fazem uso das redes sociais profissionais para a contratação das pessoas. E não chegamos a esta margem à toa, o que acontece é que as redes revolucionaram os processos de recrutamento, propiciando maior agilidade na procura por profissionais e, por consequência, reduzindo custos no processo.

 

As redes sociais permitem não apenas localizar profissionais que se encaixem com o perfil da vaga oferecida, como também conferir relações dos candidatos fora do momento da entrevista e sinais de comportamento. A eficiência do recrutamento também pode ser melhorada quando se divulgam as vagas através das mídias, pois estes anúncios acabam gerando compartilhamentos espontâneos e aumentam, assim, a chance de se encontrar o profissional procurado.

               

Esclareça sobre a sua empresa

É importante não desperdiçar tempo com rodeios ao preencher uma vaga e ser objetivo e claro ao contatar os interessados. Ao falar sobre a empresa, é essencial passar aos candidatos características e informações precisas, procurando encontrar a identificação e o alinhamento com os valores da instituição ou, caso não haja, prosseguir com a busca.

 

As informações sobre a gestão, o estilo de trabalho e as políticas da organização possibilitarão aos profissionais terem noção do ambiente em que serão inseridos. Ainda, este diferencial ajudará para que a contratação efetivada possa ser de alguém que realmente se encaixe quanto a cultura e local que passará a conviver.

               

Eleja com cautela os entrevistados

Estude os currículos enviados pelos candidatos cuidadosamente para identificar os perfis de cada um deles. Descarte os que não possuem as qualificações necessárias exigidas para a vaga e procure convidar a participar da fase de entrevistas apenas aqueles com maior potencial para a contratação.

 

Além de analisar detalhes técnicos dos perfis, também deve cruzar as informações da empresa com valores e expectativas em potencial destes candidatos. Manter conversas prévias com o gestor da área requisitante potencializa as chances de saber quais profissionais melhor se encaixam ao cargo a ser preenchido.

               

Valorize indicações

As indicações dos profissionais que já fazem parte do quadro podem significar grandes oportunidades de encontrar pessoas alinhadas à política e valores da instituição. Os resultados deste tipo de contratação geralmente são bastante satisfatórios e, por isso, as indicações seguem sendo utilizadas por grande parte das empresas como estratégia de preenchimento de novas vagas.

 

O tempo gasto para a contratação também, sem dúvidas, acaba se reduzindo e gerando economia de recursos e pessoal para o alcance da admissão pretendida.

 

Considere a inclusão de empresa de RH

Avalie a possibilidade da contratação de uma empresa especializada para executar o processo de recrutamento e seleção. Esta pode ser uma estratégia para não sobrecarregar a equipe de Recursos Humanos ou de manter pessoas dedicadas exclusivamente à função, o que otimiza todo o processo.

 

A opção pode ter um custo maior que o método convencional, no entanto, a condução das fases por especialistas que se basearão na aplicação de diversas ferramentas e meios de avaliação técnicas tende a refletir numa decisão, além de mais ágil, mais segura e acertada do profissional a ser contratado, o que reduz custos a médio e longo prazo.

 

A Consultoria em RH 

A Luandre Soluções em Recursos Humanos atua no mercado de RH oferecendo soluções inovadoras para as 200 das 500 maiores empresas do Brasil. Em 2017, a Luandre Soluções em Recursos Humanos completa 47 anos de atuação mantendo-se atual, dinâmica e oferecendo soluções técnicas e inovadoras na área de RH.

 

A empresa chegou a marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano e um banco com mais de 1,7 milhões de currículos cadastrados. Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se consagrou vencedora por cinco vezes, sendo a última vitória no ano passado.

 

Conheça os principais serviços e diferenciais oferecidos pela Luandre e conte com a experiência oferecida para todo o suporte da sua empresa no recrutamento, seleção ou administração de pessoal em geral. 



  


 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse