Fique por dentro das notícias e dicas

Como selecionar currículos com sabedoria e agilidade

27/11/2017
  
 

Por Fernando Medina

 

Os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais enxutos e otimizados. O RH, com o objetivo de ser cada vez mais estratégico, percebeu que é mais vantajoso deixar parte do Recrutamento e Seleção da sua empresa na mão de empresas especialistas porque isto reduz custos, tempo e faz com que o RH possa focar em outras atividades da área.

 

Com processos mais enxutos e grande parte sendo feita por uma empresa especializada, o RH reduz drasticamente o tempo e energia despendidos nesta atividade. 

 

5 mentiras no curriculo

 

Independentemente de o processo ser feito por uma consultoria ou dentro da empresa, a área de recursos humanos sempre vai se deparar com a fase em que precisa selecionar, entre os currículos disponíveis, aqueles que irão avançar no processo. E será que você está fazendo isto da maneira correta?

 

Na Luandre, recebemos milhares de currículos todos os dias de candidatos que querem participar de processos para diversas vagas. Se a consultora não for ágil, não vai conseguir selecionar os melhores candidatos dentro do prazo.

 

A primeira tarefa, ao analisar um currículo, é verificar se o candidato atende os requisitos básicos da vaga: localidade, cargo pretendido, escolaridade, etc.

 

A maioria das vagas tem uma série de requisitos, alguns obrigatórios e outros opcionais. Um bom sistema ajuda bastante nesta hora, porque traz os candidatos que já tenham os requisitos obrigatórios.

 

O segundo passo é analisar sua experiência profissional. Ele trabalhou no segmento? Realizou em outras empresas o que ele precisa fazer na sua? Muitas vezes é difícil, pelo currículo, perceber se o candidato tem experiência especifica em alguma atividade, mas muitas vezes é possível saber se ele ao menos tem experiência na área e nas atividades gerais do cargo.

 

O terceiro passo, em que eu sempre presto atenção, é a questão da estabilidade e crescimento de carreira. Este é um candidato que cresceu e ficou nas empresas? Ou ele pula de empresa para empresa de ano em ano? Se ele não fica mais de doisanos em uma empresa, por que ficará na sua?

 

Por fim, analiso o currículo como um todo, se há erros de português, se ele tem cursos adicionais, experiências fora do país ou em ONGs, atividades extracurriculares. Se estes pontos mencionados forem positivos, é hora de chamá-lo para uma entrevista, para conhecê-lo de verdade.

 

Conheça o Canal TV RH do Fernando Medina: Tudo sobre RH

 

  

 


 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos, 47 anos de atuação em RH, oferece soluções técnicas e inovadoras no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

 

No total, atende  4 mil companhias brasileiras , 55 mil profissionais e tem um banco com mais de 1,7 milhão de currículos cadastrados.  Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por 6 vezes, sendo a última vitória em 2017.

 

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

A Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 

Fonte: Portal G1

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse