Fique por dentro das notícias e dicas

Como vou ter experiência se não me contratam?

17/10/2017
  
 

Depois de um longo ano de crise e altos índices de desemprego, o país está finalmente apresentando melhoria e começam a surgir novas oportunidades de vagas em diversos setores da nossa economia.

 

Como vou ter experiencia

 

Ainda assim, não são raras as empresas que buscam por profissionais mas exigem o mínimo de experiência para a contratação e nessa hora, para quem nunca trabalhou, a frustração é inevitável e a dúvida que surge é sempre a mesma: 

Como vou ter experiência se não me contratam?

 

Vale para a empresa contratar sem experiência?

Mesmo com o gradual desenvolvimento financeiro que se apresenta, as instituições seguem abaladas pela refração do mercado e, desta forma, acabam fazendo menos contratações do tipo primeiro emprego, evitando assim a injeção de investimentos em treinamentos.

 

Esta refração econômica tem gerado, inclusive, uma onda de contratações de perfil de cargo acima para o debaixo, ou seja, profissionais mais qualificados entrando nas empresas para exercer um cargo inferior, recebendo menos.

 

Neste contexto, no que diz respeito a quem não possui experiência, muitas vezes não há tempo para esperar até o colaborador se qualifique para que então comece a exercer seu trabalho, principalmente quando se tratam de contratações para demandas mais urgentes.

 

Porém, para empresas que têm interesse em criar padrões próprios e evitar profissionais com manias ou vícios adquiridos anteriormente, introduzir na equipe pessoas sem experiência pode ser realmente produtivo.

 

As organizações que valorizam esta questão terão maior facilidade em capacitar o colaborador com base em suas normas, políticas e cultura, deixando ambos os lados satisfeitos.

 

Ainda assim, sem a experiência, fica mais complicado garantir que o candidato terá de fato o perfil adequado para as funções do cargo e é por estas razões que muitos jovens com confiança em suas habilidades seguem sem alcançar uma chance de mostrar o que podem fazer.

 

Existem, quase sempre, empresas contratando

Em diversos períodos do ano, existem setores que oferecem vagas que não exigem experiência e que abrangem um número significativo se profissionais. São principalmente lojas de departamento, telemarketing, helpdesk, redes de fastfood e divulgação promocional, e estas costumam exigir somente o ensino médio completo. É essencial estar ligado para aproveitar estas oportunidades e se inserir, finalmente, no mercado de trabalho.

 

Segundo o FECOMERCIO-SP, cerca de 45% dos desempregados de hoje em dia são jovens. Ou seja, correspondem a 5,4 milhões dos 12 milhões de desempregados do país. Isso mostra que não é só você que sofre com essa dificuldade de conseguir uma vaga, e sim que nos encontramos em uma situação bastante delicada e que traz consequências bastante negativas para a economia.

 


 

Mas então, o que eu faço para chegar lá?

Em primeiro lugar é importante estar ciente de que é uma batalha que está sendo árdua para muita gente, mas nem por isso dá para permitir que o desânimo tome conta. Vamos às dicas:

 

1. Desistir jamais!

A cada vaga que aparece, alguém é contratado, algumas vezes várias pessoas são contratadas, então acredite: a sua vez também vai chegar! Não desista!

 

2. Atenção às Redes Sociais

Lembre-se: não é reclamando aos recrutadores que eles irão se comover e providenciar uma vaga especialmente para você. Quem dera fosse assim, mas não, o efeito pode inclusive ser justamente o contrário – pessoas indignadas nas redes sociais muito mais prejudicam a sua autoimagem do que passam qualquer confiança.

 

3. Aquela perna curta!

Não omita informações no seu currículo. Fazer isso, no máximo vai lhe beneficiar na prévia da entrevista, mas uma vez sendo chamado, cedo ou tarde a verdade vem à tona e as chances vão de 100 a 0 em questão de minutos. Ao contrário disso, o importante aqui é conseguir mostrar aos recrutadores que você vai além do currículo, que trabalha duro e sabe se fazer útil da melhor forma possível.

 

4. Vendendo o seu peixe.

Deixe evidenciado aos recrutadores que você é interessado e bastante capaz. Participar de fóruns dentro e grupos nas redes sociais podem permitir evidenciar isso, além de alimentar o networking com pessoas que possam vir a oferecer uma indicação em algum momento.

 

5. CV bom é CV completo. 

Procure manter seu currículo atualizado nos sites das agências e consultorias de emprego, divida seu tempo entre as principais atividades de busca: contatos, e-mails, entrevistas, ajustes de currículos, etc. Desta maneira, fica mais fácil manter o foco e abranger o maior número de possibilidades à medida que elas aparecem.

 

Agora é com você, boa sorte! 

 

Cadastre aqui o seu Currículo. 

 


 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos, 47 anos de atuação em RH, oferece soluções técnicas e inovadoras no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

 

No total, atende  4 mil companhias brasileiras , 55 mil profissionais e tem um banco com mais de 1,7 milhão de currículos cadastrados.  Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por cinco vezes, sendo a última vitória no ano passado.

 

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

A Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse