Fique por dentro das notícias e dicas

5 dicas para utilizar os apps de mensagens ao seu favor!

08/03/2019

A comunicação e interação entre pessoas ganhou um forte aliado nos últimos anos através dos aplicativos de mensagens de texto. E no ambiente profissional não é diferente.

As mensagens de texto são o meio dominante de interação entre as pessoas, sendo atualmente muito utilizados também por recrutadores, agências de emprego e candidatos.

Sem barreiras físicas, é possível estabelecer uma comunicação eficaz de forma ágil e em qualquer lugar, além de ter uma troca e resposta imediata, o que é fundamental em um processo seletivo, seja para um primeiro contato ou para construir uma ponte entre o candidato e o possível empregador.

Porém, em se tratando de questões profissionais, é preciso tomar muito cuidado ao comunicar-se, pois as mensagens de texto, apesar de agilizarem o processo, são interpretativas e frias. Além disso, é possível que as trocas entre empresa e candidato, mesmo iniciais, já sirvam como fonte de avaliação do profissional.

Por isso, a comunicação deve ser sempre adequada, profissional e pessoal.

E para ajuda-lo ainda mais, separamos 5 dicas que você precisa saber sobre como se comportar em interações através de mensagens de texto, e usá-las ao seu favor em questões profissionais:

#1: Você sabe com quem está falando?

Os aplicativos de mensagens tem um tom informal onde o foco, na maioria das vezes, é voltado ao entretenimento. Porém, com a utilização para fins profissionais, é importante que consiga identificar a formalidade do momento e conduzir uma conversa mais séria.

Por isso, se receber um contato de um recrutador, por exemplo, identifique o tom da conversa, lembrando sempre que isso poderá fazer parte da sua avaliação.

#2: Na dúvida, mantenha-se formal

Ao receber o contato de um recrutador ou de outra pessoa sobre assuntos profissionais, mantenha o nível de profissionalismo durante a troca de mensagens, com tom adequado, gramática e ortografia corretas.

E lembre-se que ser formal não é escrever difícil. Mensagens de texto tem uma característica de serem impessoais, frias e interpretativas, por isso, seja objetivo naquilo que pretende comunicar.

#3: Não se sente confortável, então converse.

Muitas pessoas não se sentem confortáveis em trocas através de mensagens de texto ou, até mesmo, acham que em um processo seletivo ou conversa profissional, não conseguiram se expressar de forma favorável.

Por isso, caso prefira ser contatado por telefone, e-mail ou qualquer outro meio, exponha isso ao recrutado.

#4: Use todos os recursos ao seu favor!

A maioria dos aplicativos de mensagens permite que você insira uma mensagem de perfil, grave um áudio ao invés de texto, publique um texto sobre seu perfil, adicione seus dados de contato, e tudo isso pode ser usado ao seu favor, se for feito da maneira correta.

Tudo que ajudar a pessoa do outro lado a te conhecer melhor, como uma foto, por exemplo, dará mais credibilidade e pessoalidade a conversa, tornando-a menos fria.

Mas atenção: mantenha a mesma formalidade de conteúdo nos demais itens, ou seja, se for publicar uma foto no perfil ou gravar um áudio, prefira manter a formalidade.

#5 Participe de grupos de vagas de emprego no WhatsApp

Fazendo uma busca na internet você encontrará diversos grupos de emprego no WhatsApp, onde as pessoas interagem entre si, trocando oportunidades, conversando sobre exoeriências, entre outros assuntos relacionados.

E por ser um ambiente onde estão diversos profissionais, ele costuma ser frequentado também por empresas e recrutadores, por isso, não esqueça de manter a formalidade e aproveitar a chance de se destacar.

Importante: apesar de todas as facilidades existentes, ainda tem muitas pessoas que se aproveitam da situação para aplicar golpes ou para estabelecer um contato que tenha o intuito de prejudicar os candidatos, cobrando valores por recolocação, vendendo cursos em troca da promessa do emprego, dentre outras situações.

Na dúvida, peça referência da empresa e um outro canal de contato para que possa averiguar a veracidade das informações.

Com estas dicas você pode interagir tranquilamente com sua rede de conexão profissional, seja para buscar um emprego ou para estabelecer uma conversa que te já te diferencie positivamente dos demais.

É isso, nos falamos no WhatsApp. ??