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Employee Experience, muito mais que um conceito.

13/03/2019

É um conjunto de ações desenvolvidas com o intuito de valorizar e melhorar a vivência dos colaboradores no ambiente de trabalho, seja ele físico, cultural e/ou tecnológico. 

 

Em 2019, companhias estão dando mais atenção à experiência dos seus profissionais e isso, não é à toa. Estudos comprovam que as empresas que adotaram medidas nesse sentido têm maior lucro médio, maiores receitas e aumento do faturamento.

Apesar de parecer distante a relação entre o Employee Experience e a melhoria nos resultados organizacionais, perceberemos que eles andam muito mais próximos do que imaginamos e que pode ser um fator chave para empresas que pretendem melhorar a sua performance.

 

Retenção de talentos

 

Este ano, temos boas expectativas de melhoria na economia brasileira, e, como consequência, o aumento da geração de empregos. E, neste caso, o aumento da oferta acaba estimulando a procura, o que torna o desafio da empresa reter seus profissionais ainda mais complexo.

Não é de hoje que profissionais consideram bem mais do que um salário na escolha da empresa onde pretendem desenvolver suas carreiras, e tendo mais opções de onde trabalhar, esta escolha se torna ainda mais criteriosa.

Desta forma, empresas que pretendem reter seus colaboradores devem investir em ações que tornem o ambiente de trabalho estimulante e que deixem os confortáveis e satisfeitos para contribuir com suas habilidades.

 

“Reter talentos é um desafio constante das equipes de RH, cada vez mais estratégias que envolvam o Employee Experience devem pertencer ao ambiente empresarial.” Marcelle Oliveira – Gerente de Desenvolvimento Organizacional, responsável pelas praticas da Luandre, premiada como uma das 150 melhores empesas para se trabalhar no Brasil.

 

Maior sucesso no Recrutamento e Seleção

 

As expectativas dos profissionais sobre determinada oportunidade surgem bem antes dele sequer entrar na empresa. Com acesso a diversas informações, antes de se tornarem colaboradores, eles já conseguem perceber os valores, as diretrizes e até mesmo o posicionamento das empresas, seja através de sites institucionais, redes sociais e até mesmo de comentários públicos de pessoas que atuam nesta empresa.

Considerando isso, para ter os melhores talentos em sua empresa é preciso construir uma imagem positiva na mente dos profissionais, para estimular o desejo de trabalharem em sua empresa.

A diferença é que esta construção não deve ser apenas no discurso. Fornecer uma experiência de trabalho realmente positiva e efetiva, onde haja a valorização do profissional e as condições ideais para ele desenvolver seu trabalho, farão com que sua empresa ganhe muitos pontos na disputa pelos melhores talentos.

 

Relacionamento com o colaborador x Satisfação do cliente

 

Oferecer um bom atendimento ao cliente está no topo da lista de preocupação das empresas. E quase todos os executivos sabem – ou deveriam saber – que o potencial de entregar qualidade alta para os clientes é diretamente afetado pela qualidade da experiência dos seus colaboradores dentro da empresa.

Os intermediários diretos, na maioria das entregas feitas aos clientes, são os profissionais. Desta forma, como já citamos, um ambiente propicio e ações que invistam na motivação e desenvolvimento destes colaboradores farão com que haja um engajamento maior e, por consequência, uma entrega mais qualificada.

 

Mas, por onde começar?

 

Antes de pensar na implantação do Employee Experience e nas táticas de envolvimento dos colaboradores com sua empresa, é fundamental entender qual a real expectativa e necessidade destes colaboradores

Por isso, troque informações com os profissionais, realize pesquisas, sondagens, imersões e aprofunde o entendimento de quem trabalha em sua empresa.

Concentre seus objetivos elaborando uma visão coesa da experiência atual do funcionário x expectativa, sempre se mantendo alinhado com a missão do seu negócio. O seu plano de implementação deve ser montado pensando em inovação contínua, mantendo o contato com as suas equipes para colaborar com a construção dos próximos projetos.

Uma empresa que implanta com sucesso a postura de enriquecer a experiência do colaborador consegue criar relações de confiança e estímulo para que todos tenham interesse em oferecer o melhor de si.

Nesse contexto, o crescimento é potencializado, e beneficia não apenas a empresa, mas também o desenvolvimento da carreira dos profissionais.

 

Sobre a Luandre

 

São 49 anos de atuação com soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Com excelência nos serviços prestados e construindo o elo entre a organização e o colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

A Luandre atende as melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), POR, Avaliação Profissional, e Programas Especiais e de recolocação..