Fique por dentro das notícias e dicas

Conheça 5 hobbies que podem transformar sua carreira profissional, para melhor!

04/12/2018

Pode não parecer, mas algumas atividades de lazer, além de tornarem seu dia a dia mais leve, colaboram decisivamente para melhora do seu desenvolvimento e desempenho profissional.

 

Competitividade, metas e cobrança para ser cada vez melhor fazem parte da rotina de qualquer profissional. E como válvula de escape para esta vida corrida e cheia de responsabilidades, muitas pessoas recorrem a atividades de lazer e bem-estar, em busca de mais equilíbrio, menos estresse e manutenção do foco.

 

Acontece que estes hobbies, apesar de não parecerem, auxiliam mais do que você imagina para o seu desenvolvimento profissional, ajudando a melhorar, principalmente, sua produtividade.

 

Por isso, separamos abaixo 5 hobbies bastante populares e fundamentais para alavancar sua carreira:

 

1 - Corrida: a sensação de que você está sim saindo do lugar!

Exercícios físicos, em geral, são grandes aliados da nossa saúde. E dentre todas as possibilidades, a corrida se tornou uma atividade muito popular, com novos adeptos surgindo a cada dia. Além dos inúmeros benefícios para a saúde é também uma atividade que promove grande sensação de bem-estar e melhora na condição física.

 

Por ser uma atividade de média / longa duração e de certa intensidade, exige muito foco, concentração e disciplina, que capacitam a mente a reduzir o estresse, deixando as pessoas mais aptas a lidar com algumas situações corriqueiras.

 

Vale lembrar que, como qualquer atividade física, é importante ter uma orientação de um especialista!

 

2 - Música: dê um play na sua vida e na carreira também!

Não importa o ritmo, a música é uma das terapias mais utilizadas pelas pessoas, principalmente pela sensação que é capaz de transmitir. Dentre diversos benefícios, auxilia na liberação de dopamina em nosso cérebro aumentando o estado de prazer e é um excelente agente motivacional.

 

Além disso é uma grande aliada de quem precisa manter o foco, a concentração e controlar a ansiedade em determinadas atividades e situações, fazendo parte, inclusive, do ambiente de trabalho de muitos profissionais.

 

3 - Filme: E o Oscar de melhor hobbie para o desenvolvimento vai para...

Quem não gosta de um filminho, em uma tarde chuvosa, pipoca...só de pensar a gente deixa escapar um sorriso, não é mesmo? Assistir filmes é um hobbie fundamental para quem busca bem-estar, relaxamento e até mesmo motivação.

 

Mas ele não se limita apenas a transmitir estas sensações. Filmes, dependendo do gênero e complexidade, apresentam sempre histórias com algum conceito e/ou mensagem intrínseca, além de abordar situações que, por diversas vezes, nos são familiares, estimulando nossa capacidade reflexiva, analítica e de interpretação, que são atributos muito valorizados em profissionais de alta performance.

 

4 - Ler: sei que nada sei, por isso leio!

Não há nada tecnológico que substitua a sensação de pegar um livro e viajar dentro de algum conto ou história. Além de ser um ótimo passatempo, estimula a criatividade, a capacidade imaginativa e amplia o repertorio cultural.

 

Profissionalmente é um dos hobbies mais colaborativos, pois melhora a oratória, expressão e escrita, essenciais para diversas áreas de atuação, assim como o desenvolvimento do senso crítico e eloquência.

 

5 - Jogos: hora de passar para a próxima fase no desenvolvimento!

Jogos eletrônicos ou físicos, oferecem inúmeras colaborações para a vida profissional, principalmente pela capacidade de estimulo cognitivo que possuem. Apesar de servirem prioritariamente como fonte de entretenimento, alguns benefícios como raciocínio lógico, capacidade de lidar com adversidades, tomadas de decisões, competitividade, foco e concentração estão também ligados ao mundo dos games.

 

Em algumas empresas existem áreas de descompressão com jogos a disposição dos colaboradores, sendo esta atividade muito utilizada, inclusive, de forma lúdica em treinamentos e capacitações.

 

Dica Bônus: Empresas, estimulem seus colaboradores

Já entendemos que os hobbies colaboram muito através do estimulo e melhora de diversas capacidades fundamentais. Neste sentido, não só as pessoas saem ganhando, como também as empresas onde trabalham, já que profissionais relaxados e dispostos são, por consequência, mais produtivos.

 

Por isso cabe a elas investirem e apoiarem cada vez mais em seus colaborares e em sua valorização profissional, criando campanhas de incentivo, reconhecimento ou motivacionais, pois quando se trata de hobbies, se é bom para um é bom para todos.

 

Mas, afinal, qual o melhor hobbie para mim?

Aqui a resposta é simples: aquele que você mais gosta! Sim, a regra básica de qualquer hobbie é ser prazeroso. Se assim for, os estímulos posteriores virão naturalmente, sem que ao menos você perceba.

 

Outro segredo é não iniciar uma atividade pensando no que ela pode colaborar para sua vida profissional. O grande benefício delas é serem despretensiosas, ou seja, não há exigências, cobranças ou ansiedades ruins, apenas é algo que gera, e sempre deve gerar, o bem-estar em primeiro lugar.

 

E se, mesmo assim, você ainda não sabe ou não tem um hobbie, a dica é experimentar e testar diversos deles. Inclusive há uma infinidade de possibilidades além das que citamos aqui, para que possa escolher qual melhor se adequa com você, e com seus objetivos e ai é só curtir e aproveitar.

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse