Fique por dentro das notícias e dicas

A medalha de ouro vai para... O PROFISSIONAL DE FINANÇAS

16/08/2016

Com os Jogos Olímpicos de 2016 em andamento, a Luandre homenageia os profissionais que merecem medalha de ouro pelas suas carreiras e pelo prestigioso papel no dia a dia de milhões de pessoas e na economia da nossa sociedade.

 

 

A medalha vai para... O profissional de finanças

 

O profissional que se especializa na área financeira é capacitado para analisar demonstrações contábeis através do uso de métodos, tecnologias e conceitos financeiros. Estas técnicas também são utilizadas para otimizar investimentos, gerenciar orçamentos de empresas e colaborar na tomada de decisões a partir de todo este contexto.

 

 

Como surgiu?

 

As finanças surgiram com as reflexões filosóficas dos povos antigos, que se ocupavam com a distribuição de renda, posse de bens e de escravos, com os empréstimos e com a valorização das mercadorias nas trocas nos sistemas de escambo. Na Idade Média, a Igreja teve forte ascensão, representando grandes influências no setor financeiro da sociedade, mas foi após a Revolução Industrial, no século XX, que o Estado assumiu o poder e implantou políticas com a intenção de manter o lucro constante na balança comercial. Além disso, determinou taxas de juros que levaram à valorização da moeda, ao surgimento da inflação e a grandes fusões em empresas americanas.

 

Com o acelerado crescimento do mercado e a expansão rápida da economia da década de 50, surgiram métodos de avaliação de investimento e políticas de dividendos. Enquanto isso, no Brasil, a década de 60 foi marcada pela implantação das multinacionais que exigiram do mercado nacional financeiro uma evolução e, dessa forma, surgem no decorrer das décadas seguintes ferramentas importantes para análise de retorno e risco, novas estratégias de gestão e a existência dos profissionais financeiros se tornou indispensável na grande maioria das empresas.

 

 

  1. Qual a função principal do PROFISSIONAL DE FINANÇAS?

 

O objetivo do profissional de finanças é administrar a gestão dos recursos de uma empresa, realizando atividades das contas a pagar, compras, tesouraria, estoque, além de apresentar documentos contábeis e relatórios de prestação de contas aos responsáveis pela empresa. As finanças coorporativas, enfim, abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, e o seu planejamento se torna indispensável para garantir a estrutura e estabilidade das organizações de modo geral.

 

Para quem quer trabalhar na área, é bastante importante ter conhecimentos em informática, para operar os bancos de dados e sistemas, como também recomenda-se ter conhecimento de outros idiomas, para se comunicar com fornecedores e clientes de outros países pelo mundo.

 

 

  1. Qual a formação necessária?

 

Para atuação nas funções financeiras existem opções de cursos técnicos, com duração média de 2 anos, como por exemplo o curso de Tecnólogo em Gestão Financeira, ou ainda cursos superiores em Economia, Administração com ênfase em Finanças, Contabilidade, entre outros, que duram em média 5 anos.

 

Além disso, profissionais com formação em Ciências Atuariais, Engenharia de Produção ou Comércio Exterior têm a chance de ir em busca de uma vaga no mercado para atuação na área. O financeiro é um dos setores que paga os melhores salários do país, mas para ingressar nesse mercado é preciso possuir formação específica que capacite o profissional para compreender e resolver uma série de questões. Muito além dos números, quem trabalha com finanças lida com gestão de pessoas e projetos, logística, leis, além, é claro, de cálculo, estatística e probabilidade.

 

Importante salientar que pós graduações e MBA’s feitos depois da graduação agregam conhecimento e experiência ao candidato que tem interesse na inserção em uma boa vaga.

 

 

  1. Como está o mercado de trabalho?

 

Por se tratar de uma área extremamente abrangente, o profissional financeiro possui uma boa gama de segmentos e mercados de atuação. Mesmo com a desaceleração da economia brasileira, a perspectiva para os profissionais de finanças segue otimista e as contratações seguem ativas. No entanto, as empresas estão cada vez mais exigentes e uma sólida formação acadêmica vem sendo exigida, aliada à fluência em outro(s) idioma(s) para que seja garantida uma vaga nas grandes companhias.

 

Há vagas disponibilizadas para cargos relacionados com finanças surgindo a todo momento, entre elas, podemos salientar no site da Luandre as de Consultor Financeiro, Gerente de Planejamento Financeiro, Assistente de Finanças, Técnico Financeiro, Supervisor Administrativo Financeiro, Auxiliar de Faturamento, Analista Contábil Fiscal, Orçamentista, etc. Abaixo você pode acessar as vagas.

 

 

  1. Qual o perfil das empresas que mais contratam?

 

O profissional financeiro se tornou, como pudemos concluir, um elemento essencial em toda e qualquer empresa.  Ainda assim, podemos destacar dentre as que mais contratam as agências financeiras, seguidas pelas indústrias, comércios, prestadoras de serviço e consultorias. Seja de pequeno ou de grande porte, a organização que pretende se destacar e ter condições de competição no mercado, precisará contratar um responsável pela administração das suas finanças.

 

A área pública também costuma lançar concursos para técnicos, economistas e demais profissionais da área, visando o preenchimento de vagas em todo o país.

 

 

  1. DICAS de como procurar uma vaga de emprego para PROFISSIONAL DE FINANÇAS

 

  • Mantenha seu currículo sempre atualizado;
  • Esteja atento às vagas nas áreas disponibilizadas nos portais de empregos, como a Luandre. 
  • Divulgue seu currículo em grandes empresas, em consultorias e nas multinacionais que, sabidamente, disponibilizam vagas para a área, e ainda, divulgue-o em portais da área na internet;
  • Procure se especializar e faça disso o seu diferencial;
  • Dedique-se no preparo para a entrevista, entenda o funcionamento da empresa e as suas funções como profissional inserido nela;
  • Mantenha-se atualizado das estratégias respeitadas e mais utilizadas pelos profissionais da área.

 

 

  1. O que preciso saber sobre o processo seletivo de um PROFISSIONAL FINANCEIRO?

 

Para o preenchimento de uma vaga no setor financeiro, a seleção geralmente é feita com base na formação acadêmica e na experiência profissional, por meio da análise curricular dos candidatos. Contudo, o candidato que consegue transmitir que tem boa comunicação, disposição para trabalhar com metas, interesse não só no setor financeiro, mas em todo funcionamento da empresa, tende a se destacar dos demais em uma entrevista.

 

As habilidades extras como a flexibilidade e adaptação à mudança contam muito também, uma vez que o mercado financeiro se transforma constantemente e o avanço da tecnologia e da internet traz novos desafios todos os dias. Junto a isso, o poder de liderança, a visão estratégica e uma visão global e sistêmica da organização e do mercado em que ela atua podem acrescentar vantagens e, muitas vezes, garantir a conquista da vaga desejada.

 

 

  1. Qual o salário médio?

 

O salário do profissional financeiro vai variar de acordo com o porte da empresa em que trabalha e, assim como em outras profissões, também bastante de acordo com o nível de especialização. Segundo a Luandre, o salário inicial para o nível técnico (formados em Contabilidade ou Economia) é em torno de 3 a 5 salários mínimos – ou seja, média de 3.200 reais.

 

Partindo desta faixa, o salário é um pouco inferior para cursos mais básicos e, claro, superior à medida que se contrata profissionais de cursos mais avançados e, com o passar dos anos de experiência, a remuneração nas grandes empresas pode chegar até a faixa dos R$ 16.000,00.

 

O valor do salário pode variar bastante, considerando que o profissional financeiro pode atuar nos mais níveis de cargos no quadro de diferentes tipos de empresas.

 

Os órgãos públicos tendem a oferecer remuneração na média de R$ 6.000,00, com a vantagem dos benefícios recebidos e da estabilidade que é sempre um fator a ser considerado.

 

A Luandre possui 46 anos de mercado e já foi vencedora do prêmio Top Of Mind de Recursos Humanos por 4 vezes. Em seu site (www.luandre.com.br) estão disponibilizadas a cada dia novas vagas para PROFISSIONAIS DE FINANÇAS que estejam interessados na oportunidade de fazer parte do time de uma das empresas que estão em busca de um novo talento. Além disso, são lançadas quase 100 novas vagas por dia e efetuados mais de 25 mil processos seletivos por ano, e tudo isso de forma inteiramente gratuita para o candidato, mesmo após a contratação. Candidate-se grátis agora mesmo.

 

Candidate-se grátis agora mesmo e veja as vagas de emprego disponíveis para FINANÇAS.

 

Texto elaborado com colaboração de consultoras de RH especializadas em recrutamento e seleção de profissionais de logística:

 

Andreia Santos, consultora de RH da Luandre, profissional Formada em Psicologia, com 6 anos de experiência em RH, hoje atuando no setor da Saúde. Envie seu CV para nossas consultoras através do Portal do Candidato 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse