Fique por dentro das notícias e dicas

A medalha de ouro vai para... O PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

12/08/2016

Na torcida pelos atletas nos Jogos Olímpicos de 2016, a Luandre presta homenagem aos profissionais que merecem medalha de ouro pelas suas carreiras e pelo prestigioso papel no dia a dia de milhões de pessoas e na economia da nossa sociedade.

 

 

A medalha vai para... O profissional de logística

 

O profissional especializado em logística é capacitado para exercer a função de melhorar os serviços ao consumidor. Ou seja, ele é quem planeja, armazena, movimenta e facilita o fluxo dos produtos desde a aquisição da matéria prima até o seu consumo final, buscando que tudo seja executado com os menores custos possíveis, sem deixar de satisfazer ao cliente.

 

 

Como surgiu?

 

Apesar das atividades de logística terem sido utilizadas desde a antiguidade, pelos líderes militares nas longas guerras que exigiam a administração dos mantimentos, armas e água potável, foi só a partir da Primeira Guerra Mundial que o termo passou a fazer parte da literatura militar. Dos anos 50 aos 70, fica perceptível o desenvolvimento de novas teorias e práticas nesta área, quando as empresas passam a direcionar seu foco para a venda de mercadorias e orientação ao marketing, surgindo, então, o conceito de logística empresarial.

 

Em meados dos anos 80, junto a tantas outras demandas que emergiram a partir globalização e do avanço da tecnologia, a logística passa a se desenvolver intensamente, acompanhando a necessidade das empresas de competirem em nível mundial e a estarem cada vez mais interessadas na fidelização dos seus clientes para que não deixem de crescer e nem percam espaço no competitivo mercado. Hoje, o conceito de logística ainda não parou de evoluir e cada vez mais empresas estão despertando para as necessidades de inovação e de novas atitudes comportamentais e ambientais que permitam que sua presença no mercado se mantenha forte e competitiva ao longo dos anos, o que torna o profissional de logística essencial neste contexto de desenvolvimento. 

 

 

  1. Qual a função principal do PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA?

 

O especialista em logística tem a função administrar os materiais e os recursos usados em uma empresa. Cabe a ele, principalmente, controlar o estoque e a armazenagem, planejar a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. E, ainda, estabelecer a comunicação com fornecedores e clientes e operar sistemas eletrônicos elaborados para este fim. Ainda assim, o número de atividades que esse profissional desempenha pode variar muito.

 

Para quem quer trabalhar na área, é bastante importante ter conhecimentos em informática, para operar os bancos de dados e sistemas, como também ter conhecimento de outros idiomas, para se comunicar com fornecedores e clientes de outros países pelo mundo.

 

 

  1. Qual a formação necessária?

 

Para atuação nas funções de logística existem opções de cursos técnicos, com duração média de 2 anos, como também cursos superiores em Gestão em Logística, Administração com ênfase em Logística e Serviços, entre outros, que duram em média 5 anos. Além disso, profissionais com formação em Direito, Economia, Administração ou Comércio Exterior têm a chance de ir em busca de uma vaga no mercado para atuação na área. Nesses casos, pós graduações e MBA’s feitos depois da graduação agregam conhecimento e experiência ao candidato que tem interesse na atuação com logística.

 

 

  1. Como está o mercado de trabalho?

 

Por se tratar de uma área extremamente abrangente, o profissional de logística possui uma boa gama de segmentos e mercados de atuação. Como exemplos, podemos citar a atuação em fábricas, portos, aeroportos, empresas de transporte, indústrias, atacadistas e varejistas. Há vagas disponibilizadas para cargos relacionados com logística surgindo a todo momento, entre elas, podemos salientar no site da Luandre as de Auxiliar de Produção, Atendente Suporte Operações Junior, Supervisor de Logística e Suprimentos, Operador de CD, Auxiliar Logístico, Executivo de Vendas e Exportação, Auxiliar de Expedição, etc. As empresas dos mais diversos segmentos estão constantemente em busca de profissionais qualificados que possam colaborar com a redução de custos somada ao aumento da eficiência, fidelizando clientes e mantendo as melhores relações junto aos fornecedores e aos consumidores. Há carência, no Brasil, principalmente de pessoal com alta qualificação, consequência do fortalecimento dos mercados e do surgimento de novas formas de comércio, como no caso do virtual.

 

 

  1. Qual o perfil das empresas que mais contratam?

 

Sem dúvida o maior peso nas contratações na área de logística está nas regiões com grande concentração de indústrias, serviços e estrutura de transportes, pois são estas as empresas que efetuam maior número de contratações deste profissional. Nesse ponto, podemos considerar os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia como os maiores contratantes.

A área pública também costuma lançar concursos para técnicos em logística visando o preenchimento de vagas em todo o país.

 

 

  1. DICAS de como procurar uma vaga de emprego para PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA?

 

  • Mantenha seu currículo sempre atualizado;
  • Esteja atento às vagas na área disponibilizadas nos portais de empregos, como a Luandre – http://candidato.luandre.com.br/Vagas/Pesquisar;
  • Divulgue seu currículo em grandes empresas e indústrias que, sabidamente, disponibilizam vagas para a área, e ainda, divulgue-o em portais da área na internet;
  • Procure se especializar e faça disso o seu diferencial;
  • Dedique-se no preparo para a entrevista, entenda o funcionamento da empresa e as suas funções como profissional inserido nela;
  • Mantenha-se atualizado das estratégias respeitadas e mais utilizadas pelos profissionais da área.

 

 

  1. O que preciso saber sobre o processo seletivo de um PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA?

 

A seleção geralmente é feita com base na formação acadêmica e na experiência profissional, por meio da análise curricular dos candidatos, no caso de um processo seletivo para preencher uma vaga de logística. No entanto, o candidato que conseguir transmitir que é capaz de ser flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e também interessado não apenas no setor de logística, mas em todo funcionamento da empresa, tende a se destacar dos demais em uma entrevista. As habilidades extras como a flexibilidade na avaliação de situações são vistas com ótimos olhos, uma vez que, na maior parte do tempo, o profissional estará gerenciando vários segmentos com o intuito de tornar os processos mais rápidos, eficientes e de custo baixo. Junto a isso, o poder de liderança, a visão estratégica e o conhecimento da cultura organizacional da empresa podem acrescentar vantagens e, muitas vezes, garantir a conquista da vaga desejada.

 

 

  1. Qual o salário médio?

 

O salário do profissional de logística vai variar de acordo com o porte da empresa em que trabalha e, assim como em outras profissões, também bastante de acordo com o nível de especialização. Segundo a Luandre, o salário inicial para o nível técnico (formados em Administração ou Economia) é em torno de 2 a 4 salários mínimos – ou seja, média de 2.500 reais. Já os profissionais das áreas de engenharias, a remuneração inicial chega a variar entre 6 a 8 salários mínimos. Partindo desta faixa, o salário é um pouco inferior para cursos mais básicos e, claro, superior à medida que se contrata profissionais de cursos mais avançados.

Na área pública, a remuneração costuma ficar um pouco abaixo da área privada, ficando as vantagens estabelecidas nos benefícios e na estabilidade proporcionada pelo cargo público.

Para se alcançar os melhores salários na logística, é essencial investir em formação, como cursos de MBA e especialização.

 

 

A Luandre possui 46 anos de mercado e já foi vencedora do prêmio Top Of Mind de Recursos Humanos por 4 vezes. Em seu site (www.luandre.com.br) estão disponibilizadas a cada dia novas vagas para PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA que estejam interessados na oportunidade de fazer parte do time de uma das empresas que estão em busca de um novo talento. Além disso, são lançadas quase 100 novas vagas por dia e efetuados mais de 25 mil processos seletivos por ano, e tudo isso de forma inteiramente gratuita para o candidato, mesmo após a contratação. Candidate-se grátis agora mesmo.

 

 

Candidate-se grátis agora mesmo e veja as vagas de emprego disponíveis para LOGÍSTICA.

 

Texto elaborado com colaboração de consultoras de RH especializadas em recrutamento e seleção de profissionais de logística:

Andreia Santos, consultora de RH da Luandre, profissional Formada em Psicologia, com 6 anos de experiência em RH, hoje atuando no setor da Saúde. Envie seu CV para nossas consultoras através do Portal do Candidato

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse