Fique por dentro das notícias e dicas

A medalha de ouro vai para... O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS

19/08/2016

Aproveitando o envolvimento dos brasileiros no auge deste esperado momento das Olimpíadas 2016, onde cada medalha conquistada desperta as mais intensas emoções em todos nós, a Luandre presta sua homenagem aos profissionais que também merecem medalha de ouro pelas suas carreiras e pelo respeitável papel no dia a dia de milhões de pessoas e na economia da nossa sociedade.

 

 

A medalha vai para... O profissional DE RECURSOS HUMANOS

 

O profissional que se especializa na área de RH é capacitado para organizar e coordenar o departamento pessoal dentro de uma organização, consultoria ou agência de empregos, permitindo que se estabeleçam da melhor forma as relações profissionais entre empregados e empregadores, sem faltar com o cumprimento da legislação trabalhista.

 

 

Como surgiu?

 

Os Recursos Humanos representam uma área relativamente nova, uma vez que surgiu somente no começo do século XX, após o impacto causado pela Revolução Industrial no funcionamento das empresas por todo o mundo. Denominada, inicialmente, como Relações Industriais, sua criação veio atrelada a padrões rígidos de registros burocráticos e controle de conduta dos trabalhadores. Passados alguns anos, com a teoria das relações humanas que surgiu em 1930, se estabeleciam os objetivos de dissolver os conflitos entre os interesses das empresas e os interesses pessoais dos funcionários, como também o de garantir que as condições de trabalho fossem aprimoradas, evitando tantos casos de exploração por parte dos empregadores.

 

Na década de 90, muitas empresas designaram outros nomes suas áreas de RH, porém o sentido era sempre o mesmo, aplicar estratégias e técnicas que pudessem desenvolver o indivíduo dentro de uma organização, independentemente do seu porte e função. Hoje em dia, os profissionais de Recursos Humanos devem ser vistos como peças de natureza estratégica dentro da empresa, que cuidam do suporte às práticas de RH, da Gestão de Pessoas, do alinhamento das políticas de RH à missão institucional, mantendo ainda o foco na educação continuada, na forma de treinamentos, proporcionando competitividade à instituição.

 

 

 

  1. Qual a função principal do PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS?

 

O profissional de recursos humanos tem como principal função a de se responsabilizar pela gestão do departamento pessoal de uma empresa, ou seja, é ele quem coordena e desenvolve estratégias de atuação e de melhor desenvolvimento para os colaboradores dentro da instituição. Também é de responsabilidade deste profissional o bem estar da equipe e o acompanhamento do cumprimento dos direitos trabalhistas e dos pagamentos de todas as contribuições. Por fim, cabe também a a ele a otimização dos processos de contratação e demissão dos funcionários.

 

 

  1. Qual a formação necessária?

 

A formação necessária para atuar nesta área como gestor ou consultor de recursos humanos é diploma de curso superior, podendo ser de Recursos Humanos, de Administração com ênfase em RH ou de Psicologia. Para cargos inferiores, cursos técnicos de mais curta duração tendem a ser suficientes.

 

Pós-graduações e MBAs também são ótimas opções para profissionais que pretendem se aprofundar na carreira, mesmo que a formação na graduação não seja especificamente as citadas acima. Importante salientar que é de suma importância que o profissional se mantenha atualizado constantemente por meio de cursos, palestras e workshops, pois se tratando da gestão de pessoas, todas as novas técnicas e pesquisas são de muito valor.

 

 

  1. Como está o mercado de trabalho?

 

É bastante amplo o mercado de trabalho para os profissionais de Recursos Humanos, considerando-se que além de trabalhar na gestão de pessoal dentro de uma empresa, este profissional também pode trabalhar em consultorias, orientação profissional ou em agências especializadas em colocação e recolocação profissional. E, claro, com as taxas de desemprego altas como encontramos no país neste momento, é cada vez maior a procura por especialistas na tarefa de colaborar com as contratações e recolocações no mercado.

 

Além disso, atualmente as empresas estão associando o bem estar dos funcionários com a produtividade dos serviços prestados, fator que demanda maior elaboração por do departamento pessoal e por consequência, maior necessidade de pessoas envolvidas.

 

Há vagas disponibilizadas para cargos de Recursos Humanos surgindo a todo momento, entre elas, podemos salientar no site da Luandre as de Supervisor em RH, Assistente de RH,  Analista de RH, Consultor de RH, etc.

 

 

  1. Qual o perfil das empresas que mais contratam?

 

O profissional de Recursos Humanos, como podemos concluir, vem se tornando cada vez mais essencial dentro de uma organização, seja qual for o seu ramo de atuação. De qualquer forma, podemos destacar dentre as que mais contratam as grandes indústrias, seguidas pelas agências de emprego, comércios, prestadoras de serviço e consultorias.

 

A área pública também costuma lançar concursos para cargos de nível superior que irão desenvolver atividades na área, visando o preenchimento de vagas em todo o país.

 

 

  1. DICAS de como procurar uma vaga de emprego para PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS

 

  • Mantenha seu currículo sempre atualizado;
  • Esteja atento às vagas na área disponibilizadas nos portais de empregos, como a Luandre;
  • Divulgue seu currículo em grandes empresas, em consultorias e nas multinacionais que, sabidamente, disponibilizam vagas para a área, e ainda, divulgue-o em portais da área na internet;
  • Procure se especializar e faça disso o seu diferencial;
  • Dedique-se no preparo para a entrevista, entenda o funcionamento da empresa e as suas funções como profissional inserido nela;
  • Mantenha-se atualizado das estratégias respeitadas e mais utilizadas pelos profissionais da área.

 

 

  1. O que preciso saber sobre o processo seletivo de um PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS?

 

Para se sair bem em uma seleção para ser um profissional de RH é imprescindível que o candidato demonstre bem seu interesse pelas relações humanas e seu desejo de ser prestativo no que se trata de ajudar os outros. Outras características sempre vistas com bons olhos são a responsabilidade, a capacidade de observação e de organização, e ainda a habilidade em elaborar estratégias na resolução de pequenos conflitos e situações cotidianas.

 

Um bom conhecimento das atividades principais da empresa, suas últimas atualizações conhecidas e, ainda, do mercado geral em que ela atua podem acrescentar vantagens e, muitas vezes, garantir a conquista da vaga desejada.

 

 

  1. Qual o salário médio?

 

Os profissionais de RH não possuem estabelecido um piso salarial único e também não estão organizados como uma categoria sindical. Desta forma, o salário destes profissionais vai variar de acordo com o porte da empresa em que trabalham e, assim como em outras profissões, também bastante de acordo com o nível de especialização. Segundo a Luandre, o salário inicial para o nível técnico é em torno de 3 a 5 salários mínimos – ou seja, média de 3.200 reais. Partindo desta faixa, o salário é um pouco inferior para cursos mais básicos e, claro, superior à medida que se contrata profissionais de cursos mais avançados e, com o passar dos anos de experiência, a remuneração nas grandes empresas pode chegar até a média da faixa dos R$ 25.000,00 para um Diretor da área.

 

Os órgãos públicos tendem a oferecer remuneração na média de R$ 7.000,00 para vagas que exigem nível superior, com a vantagem dos benefícios recebidos e da estabilidade que é sempre um fator a ser considerado.

 

 

A Luandre possui 46 anos de mercado e já foi vencedora do prêmio Top Of Mind de Recursos Humanos por 4 vezes. Em seu site (www.luandre.com.br) estão disponibilizadas a cada dia novas vagas para PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS que estejam interessados na oportunidade de fazer parte do time de uma das empresas que estão em busca de um novo talento. Além disso, são lançadas quase 100 novas vagas por dia e efetuados mais de 25 mil processos seletivos por ano, e tudo isso de forma inteiramente gratuita para o candidato, mesmo após a contratação. Candidate-se grátis agora mesmo.

 

 

Candidate-se grátis agora mesmo e veja as vagas de emprego disponíveis para RECURSOS HUMANOS.

 

 

Texto elaborado com colaboração de consultoras de RH especializadas em recrutamento e seleção de profissionais de recursos humanos:

 

Andreia Santos, consultora de RH da Luandre, profissional Formada em Psicologia, com 6 anos de experiência em RH, hoje atuando no setor da Saúde. Envie seu CV para nossas consultoras através do Portal do Candidato

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse