Fique por dentro das notícias e dicas

O WhatsApp Business no RH

16/04/2018
  
 

Você usa o Business WhatsApp no RH de sua empresa?

 

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, como todos sabem, emplacou de forma surpreendente desde o seu lançamento, em 2012. Como consequência, hoje em dia dados informam que já é alcançada uma base de 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo.

 

E claro, diante desta ampla utilização, era de se prever que o aplicativo deixaria de ser útil apenas para o âmbito pessoal, mas também passaria a fazer parte dos negócios nos mais diferentes ramos de atuação.

 

reforma trabalhista

 

Cientes desta nova realidade de WhatsApp para fins profissionais, depois de efetuarem pesquisas com muitos empresários, o Facebook – proprietário da empresa desde 2014 - liberou a versão Business da ferramenta, elaborada com recursos estratégicos que possibilitam um melhor relacionamento entre empresa e clientes/prospects.

 

Esta versão oferece recursos focados nas necessidades das empresas e já está sendo testada por muitas pequenas e médias corporações pelo Brasil.

 

São elas, por exemplo, mensagens pré-configuradas para respostas automáticas, apresentação da empresa, estabelecimento de um canal direto com a companhia, verificação de perfis empresariais, entre outras, tudo visando economia de tempo, algo tão valorizado dentro de qualquer organização.

 

Os profissionais de Recursos Humanos, assim como os de tantas outras áreas, também podem ser beneficiados com a adoção do uso do WhatsApp Business.

 

Vejamos os pontos onde o mecanismo mais pode influenciar no campo do RH:

 

Fortalecimento da marca

As empresas possuem constantemente a preocupação com o fortalecimento da marca, algo que depende de diversos pilares, mas que pode ser facilitada pela implantação do WhatsApp Business.

 

A adaptação da empregadora às novas tendências garante maior visibilidade e, por consequência, pode significar o diferencial na contratação de um profissional de talento.

 

Troca de informações

A consolidação de uma comunicação mais rápida e eficaz favorece a ambos os lados na troca de informações e, muitas vezes, empresas pecam por deixar a desejar neste quesito, demorando nas respostas ou sem facilitar a troca.

 

O WhatsApp Business vem para simplificar este processo, pois estabelece um canal direto e uma forma eficaz para comunicação breve, como resposta a questionamentos, agendamento de entrevistas, divulgação de vagas a pessoas específicas, solicitação de informações, etc.

 

Produtividade

Considerando que o aplicativo propicia maior interatividade entre RH e candidatos, isso significa uma mudança no contato com este público externo. Esta nova relação precisa, no entanto, ser afinada para que assegure um ganho de produtividade aos profissionais de RH envolvidos na sistemática de troca de mensagens.

 

Para tanto, o aplicativo disponibiliza recursos de acompanhamento de números e métricas, tornando possível a otimização da utilização do tempo de trabalho e maior efetividade após avaliação de desempenho e dedicação ao uso do recurso.

 

Recrutamento e seleção

No que se refere ao recrutamento e seleção, o WhatsApp Business pode ser de grande valia. A começar pela experiência do candidato, pois se abre a oportunidade de que ele converse diretamente com o recrutador, sem a burocracia da troca de diversos e-mails, telefonemas, sem falar no tempo de resposta, que muitas vezes atrasa todo o processo.

 

O acesso facilitado, tanto do lado da empresa aos seus candidatos, quanto o inverso, torna mais ágil e perspicaz o contato necessário em cada uma das fases até que se concretize uma contratação.

 

Ainda que a área de RH não se sinta diretamente afetada pela nova ferramenta, o trabalho dos colaboradores que se relacionam com clientes passa a ser bastante modificado. E uma vez que exercerá influência sobre esses profissionais, passa também a ser responsabilidade do departamento.

 

Desta forma, é indubitavelmente importante que a equipe de Recursos Humanos tenha clareza e conhecimento do funcionamento das demandas que envolvem esta nova funcionalidade, que tende a se disseminar rapidamente pelos negócios ao redor do país.

 

 

 

São 48 anos de experiência em RH, atuando no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil. Conheça um pouco mais sobre a Luandre

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse