Fique por dentro das notícias e dicas

Os segredos e mitos da contratação de Pessoa com Deficiência

01/11/2017
  
 

 

Para quem, de alguma forma já se inteirou do assunto mercado de trabalho e pessoas com deficiência, com certeza teve conhecimento dos diversos mitos relacionados ao assunto.

 

legal ser premiado

 

Em 1991 surgiu a Lei de Cotas e, junto a ela, diversas práticas que têm a intenção de oportunizar maiores chances no mercado, disseminando a prática da inclusão para estas pessoas, porém, por si só, não são suficientes ainda para acabar com o preconceito, nem mesmo para garantir a empregabilidade que as pessoas com deficiência esperam e merecem.

 

Necessária desconstrução

A desconstrução dos mitos precisa ser feita através de uma conscientização mútua entre diretorias e profissionais de RH. Para tanto, estes profissionais - que se responsabilizam pelas contratações - devem ser preparados para a tarefa, inicialmente.

 

De acordo com pesquisa respondida por cerca de 1400 profissionais da área, 76% já entrevistaram PcD’s e, destes, 65% consideram que poderiam estar mais preparados para a função.

 

Estes mesmos recrutadores afirmam que poderiam ter melhor preparo, também, para oferecer suporte aos gestores de profissionais com deficiência.

 

É preciso organizar programas de preparação destes responsáveis da área de RH e, também, programas de inclusão e métodos de seleção e treinamento que devem se manter permanentemente avaliados, bem como ações de integração e sensibilização para proporcionar a sua melhoria contínua.

 

Um segredo desfavorável

É recorrente a disseminação das informações de que não existe um número considerável de pessoas com deficiência em busca de uma vaga no mercado de trabalho, de que muitas não possuem qualificação ou de que o turn-over é mais alto nesses casos.

 

No entanto, o segredo que se faz de fato verdadeiro no meio destas mensagens é a de que a maioria das empresas não estão preparadas para absorver PcD’s.

 

Algumas barreiras precisam ser vencidas para que o empregador efetue a contratação, não para o cumprimento de cotas ou exigências, mas sim levando em consideração as competências, habilidades e conhecimento do profissional, abandonando o fator deficiência e lidando com o que importaria efetivamente em qualquer outra seleção.

 

E para que esta realidade seja finalmente firmada, é essencial que se universalize a visualização das inúmeras vantagens que esse tipo de contratação tem a oferecer à empresa e a todos os demais envolvidos.

 

São algumas delas:

 

  • Melhoria da acessibilidade

O empregador que contrata uma pessoa com deficiência está não apenas gerando uma oportunidade, como também possibilitando a ajuda a muitas outras pessoas – visitantes ou clientes - que, por dificuldade de locomoção, outrora não tinham chance de serem recebidas na organização.

 

A promoção da acessibilidade traz, ainda, maior proximidade às questões destes indivíduos, permitindo maior entendimento e respeito às suas necessidades. Um ambiente acessível é muito mais humanizado e funcional.

 

  • Produtividade e clima organizacional

A inclusão acaba tornando a empresa mais produtiva, uma vez que o esforço e rendimento apresentados pelos profissionais PcD’s, quando estes possuem as condições adequadas, tendem a impactar nos demais colaboradores, que se sentem satisfeitos no exercer de suas atividades em uma esfera de motivação e constante crescimento.

 

A equipe naturalmente se motiva através do convívio com quem aparenta enfrentar dificuldades, o que aumenta o ímpeto de colaboração. Além do mais, o ambiente heterogêneo estimula a troca de experiências e enriquece o trabalho em conjunto, por isso, a diversidade lapida o clima organizacional ampliando a visão integrada da sociedade da qual somos parte.

 

Outro segredo que quem está habituado às contratações PcD sabe é que, independente da deficiência, os profissionais contratados sentem-se produtivos e independentes, satisfeitos e com alta autoestima por se encontrarem inseridos na sociedade apesar de qualquer outra complexidade que precisam conviver no decorrer da vida.

 

Desta forma, são pessoas, geralmente, mais concentradas, pontuais e comprometidas com o trabalho. Esta quebra de velhos paradigmas provoca ganho social, por consequência, em toda a empresa. Assim sendo, a inclusão de PcD’s é um passo, além de consciente, muito inteligente no caminho do sucesso do empregador.

 

É claro que ainda estamos tratando de um processo, onde finalmente está sendo eliminada a absurda segregação social que foi, por muito tempo, comum entre os deficientes, mesmo eles sendo contabilizados como, aproximadamente, 24 milhões no país.

 

E nesta linha, o mais crucial no momento é que as empresas se preparem adequadamente para que o convívio diário com estes profissionais possa ser sobretudo composto de vantagens e livre de mitos e preconceitos.

 


 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos, 47 anos de atuação em RH, oferece soluções técnicas e inovadoras no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

 

No total, atende  4 mil companhias brasileiras , 55 mil profissionais e tem um banco com mais de 1,7 milhão de currículos cadastrados.  Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por 6 vezes, sendo a última vitória em 2017.

 

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

A Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse