Fique por dentro das notícias e dicas

Outubro Rosa: saiba o que é e entenda a sua importância

30/10/2017
  
 

O movimento ocorre durante o mês de outubro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Outubro Rosa Luandre

 

 

 

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Quando nasceu? 

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

 

Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

 

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

 

No Brasil

No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento.

 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo entre as mulheres, sendo 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

 

Dicas de prevenção

  

1. Na hora de prevenir o câncer de mama, o autoexame é muito importante! Mas não deixe de agendar sua mamografia, pois só ela é capaz de detectar nódulos ainda imperceptíveis no autoexame. Por isso, fazer o exame anualmente é fundamental na prevenção.

 

2. Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. E não esqueça o exame clínico das mamas e a mamografia, que devem ser feitos uma vez por ano.

 

3. Você sabia que o sol é um aliado na prevenção? Um banho de sol de 10 minutos, antes das 10 horas ou após as 16 horas, aumenta a produção de vitamina D, reduzindo pela metade os riscos de câncer de mama.

 

4. Fumar e ingerir bebidas alcoólicas, principalmente quando associados, podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama, conforme comprovação científica. Esteja atenta, prevenção é a melhor solução.

 

5. Segundo o IMAMA, 80% dos tumores são descobertos precocemente pela própria mulher se examinando em casa. Previna-se fazendo regularmente o autoexame.

 

6. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

 

7. Você sabia que SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica? Mantenha em dia suas visitas ao médico e previna-se.

 

8. Segundo a Fundação do Câncer, a prática de atividade física diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama. Pratique 30 minutos de exercício aeróbico, pelo menos três vezes na semana, ou de acordo com as suas necessidades. Procure um profissional da área para pedir orientação na escolha da atividade física e acompanhamento para ter uma prática mais adequada.

 

9. Por fim, é comprovado: dieta equilibrada e atividades físicas podem evitar 28% dos casos de câncer de mama. mantenha hábitos saudáveis e faça o autoexame frequentemente. Não esqueça que o seu maior aliado nesta luta ainda é o diagnóstico precoce.

 

Acompanhe durante todo o mês as dicas de prevenção ao Câncer de Mama. 

 

 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos, 47 anos de atuação em RH, oferece soluções técnicas e inovadoras no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

 

No total, atende  4 mil companhias brasileiras , 55 mil profissionais e tem um banco com mais de 1,7 milhão de currículos cadastrados.  Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por cinco vezes, sendo a última vitória no ano passado.

 

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

A Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse