Fique por dentro das notícias e dicas

Como o People Analytics está transformando o ambiente de trabalho

16/06/2017
 

People Analytics é o conjunto de dados que, junto a práticas de análise, permitem que seja elaborada uma gestão estratégica através do acompanhamento de desempenho e solução de conflitos utilizando a administração do capital humano.

 

 

As pesquisas a respeito da melhoria do funcionamento do ambiente interno das empresas encontraram conclusões indicativas de que dados armazenados ao longo do tempo com informações mais completas acerca de cada funcionário poderiam ser muito úteis no aperfeiçoamento e no sucesso das empresas. Estas informações seriam coletadas de colaboradores e candidatos com a intenção de possibilitar o traçar determinados perfis, que viriam a colaborar no preenchimento de vagas e no melhor aproveitamento das aptidões de cada um. 

 

 

Acontece que, há apenas 10 anos, poderíamos dizer que um processo deste tipo seria demorado e oneroso para compensar o investimento exigido. No entanto, ao nos depararmos com o momento atual, em que o Big Data nos permite cada vez maior capacidade de armazenamento de informações de forma ininterrupta, com softwares de análises de dados mais acessíveis e mais precisos, toda esta concepção mudou e a possiblidade de fazer uso destas práticas se tornou finalmente plausível.

   

 

Aliando dados e pessoas

 

A criação e utilização destas informações é o que chamamos de People Analytics. Consiste, portanto, em obter e avaliar uma série de dados que se referem ao comportamento dos funcionários ou mesmo dos candidatos a uma vaga na empresa, visando alcançar, através do seu uso, a otimização nos processos da empresa.

 

 

Os recursos humanos como gestores de capital humano passam a ter relevância ao impulsionar o desempenho das organizações e na sua geração de valor.

 

 

Assim, a utilização de práticas como o People Analytics que, comprovadamente, atraem e retém talentos, assumem um papel central na sagacidade do negócio. Junto a isso, toda esta alteração no perfil da força de trabalho atrelada aos impactos tecnológicos e às transformações geoeconômicas, vão transformando a gestão de recursos humanos em tarefa ainda mais complexa.

 

 

Melhoria de performance

 

People Analytics vem representar um conjunto e práticas de análise de dados, acompanhamento de desempenho e solução de problemas de capital humano que surge como um importante aliado, visto que contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade das tomadas de decisões sobre a gestão de pessoas.

 

 

Podemos considerá-lo um dos melhores recursos para o aumento da performance das equipes. Ben Waber, expert no assunto, acrescenta, em um artigo publicado em 2013: “Quando usamos dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores, enfim, estamos usando People Analytics”.

 

 

Vantagens 

 

Dentre os principais benefícios da adoção da prática, temos justamente a maior assertividade na tomada de decisões. Somados, ainda, com a definição de um posicionamento mais estratégico do RH e a melhoria na qualidade dos processos de gestão de pessoas, com reflexo dentro e fora da organização. No recrutamento e seleção, a técnica permite que se cruzem as informações fornecidas pelo candidato ao cargo ou função de maneira a traçar um perfil. Então, de acordo com as necessidades e especificações da vaga que é oferecida, o interessado pode ou não se mostrar alinhado com o que a empresa deseja.

 

 

Além disso, impactos positivos no desempenho tendem a ser gerados, tanto por serem identificadas as condições que favorecem a produtividade, quanto pela correta alocação de profissionais para funções e projetos específicos. 

 

 

Resultados

 

Esse conjunto de dados fornece insights sobre a criatividade de cada colaborador e, com isso, pode impactar positivamente nos resultados. De modo geral, a principal razão para que sejam adotadas as práticas do  People Analytics na empresa é que ele é capaz de trazer melhores resultados financeiros do que a gestão tradicional. Em estudo conduzido pela MIT Sloan School of Management com mais de 3.000 executivos e analistas em 108 países, foi comprovado que empresas de alto desempenho (usando como parâmetro critérios como faturamento e participação de mercado) utilizam dados e métricas cinco vezes mais do que empresas de baixo desempenho.

    

 

A utilização do People Analytics é cada vez mais parte da realidade das empresas, independente do segmento ou porte, pois trata-se da forma de quantificar impactos do fator humano nos serviços, permitindo maior assertividade na tomada de decisões, que passam a ser feitas com maior inteligência e segurança. Portanto, deve ser considerada uma grande oportunidade de gerar vantagens em relação à concorrência. Salienta-se, aqui, o papel dos profissionais de RH que, ao entenderem a importância do People Analytics precisam difundir o conceito na área para que comecem a ser cada vez mais orientados a dados para tomar decisões sobre pessoas.

 

 

 Top of Mind RH 2017 - Empresário de Destaque Fornecedores de RH

 

 

A Luandre conta com a participação no Top of Mind RH 2017 através da indicação do diretor Fernando S B Medina para a categoria Empresário de Destaque Fornecedores de RH.

 

 

Fernando possui 12 anos de experiência de atuação na área de Recursos Humanos, iniciando sua carreira com a passagem por duas multinacionais antes do ingresso na Luandre, onde percorreu todas as áreas antes de assumir, finalmente, a Diretoria de Operações da empresa. 

 

 

Com formação em Administração de Empresas e Marketing pela ESPM e pós graduação em Gestão de Pessoas pela FIA, foi sob seu comando que foi possível reinventar o quadro em que a empresa se encontrava, que passou, hoje em dia, a atingir um índice de satisfação superior a 90% junto aos seus clientes. Paralelo a isso, atuou garantindo que a empresa conseguisse um resultado de crescimento mesmo diante da maior crise do país, solidificando sua importância nos resultados da gestão das nossas equipes.

 

 

Para participar da votação, basta efetuar o cadastramento para ser parte do colégio eleitoral de profissionais de RH cadastrados e avaliados pela Fênix Editora responsável pelo Top of Mind, através do link:

 

http://topofmindderh.com.br/site2017/luz-camera-contato

 

Importante lembrar que o prazo final para esta fase é no dia 24 de março. Não perca a oportunidade de fazer parte de mais esta grande conquista da Luandre, seja nosso convidado e apoie esta vitória.



  


 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse