Fique por dentro das notícias e dicas

O que o segmento de RH reserva para 2019

21/12/2018

Mais um ano se aproxima do final e é hora de ficarmos antenados para o que 2019 nos reserva.

A área de Recursos Humanos, considerada cada vez mais estratégica para o negócio, deve estar constantemente atualizada e conhecer as tendências e ferramentas que modificam, ano após ano, a forma de trabalho dos profissionais.

Manter os talentos satisfeitos e engajados com o negócio ainda é o melhor caminho para o sucesso e o alcance das metas.

A tecnologia é, também, fator que influencia cada vez mais na cultura organizacional, tornando o mercado cada vez mais dinâmico e ampliando desafios na gestão de pessoas.

Confira a seguir as principais tendências de RH para 2019 e avalie como elas podem ser aplicadas em sua empresa:

Foco na marca

A marca empregadora teve seu conceito bastante discutido nos últimos anos. E agora, em 2019, com a alta competitividade pelos melhores talentos, o investimento nela precisa ser enfatizado nas empresas.

A organização que destina esforços no desenvolvimento da sua marca acaba se tornando atrativa para profissionais acima da média e, por consequência, os resultados só melhoram.

Para isso, reveja o conjunto de benefícios oferecidos, bem como as características que fazem da empresa diferente das concorrentes.

É preciso trabalhar em busca de respostas: por que o profissional vai preferir trabalhar aqui? O que existe na empresa que faz os colaboradores felizes por serem parte dela?

Laboratórios de inovação

As grandes e mais inovadoras organizações do planeta começaram a investir em laboratórios de inovação, com o objetivo de encontrar soluções arrojadas para a melhoria da área.

Assim, equipes especializadas se concentram em buscar soluções inovadoras e experimentar novas tecnologias para o desenvolvimento do RH.

Esta estratégia aumenta o ângulo de visão da organização e beneficia, ainda, a imagem do RH, que de bastante tradicional passa a representar inovação e agilidade.

 

Fit cultural

As contratações sempre serão elementos chave e, claro, precisam de muita atenção para o bem do negócio. No entanto, é momento de evidenciar não somente os conhecimentos, habilidades e atitudes, mas foco é também para os valores dos candidatos.

Pois é a partir do ajuste entre os valores da empresa e do candidato que temos como resultado o chamado fit cultural.

Com o alcance desse alinhamento, é possível fortalecer a cultura organizacional e assegurar um clima mais agradável e de maior produtividade.

Automação

Chegamos à chamada quarta revolução industrial, um importante momento de invasão da automação nos mais diversos processos que envolvem nossas rotinas. Com isso, o trabalho manual vem sendo cada vez mais substituído e, na gestão de pessoas, não poderia ser muito diferente.

Processos básicos como triagem de currículos, monitoramento do controle de ponto, avaliação de desempenho, entre outros, podem funcionar através de um sistema de gestão que exija pouca interferência humana e produza excelentes resultados.

Afinal, para um setor tão estratégico dentro da empresa, reduzir ao máximo o tempo gasto com atividades operacionais é essencial.

Flexibilidade

A maneira de trabalhar mudou e o perfil dos profissionais, é claro, mudou também. Com as facilidades da internet e avanços da tecnologia a possibilidade de trabalho remoto se tornou uma realidade e, algumas vezes, a melhor alternativa para empregador e empregado.

O tempo de permanência no escritório deixou de ser a prioridade e a preocupação é que as entregas sejam feitas com qualidade e dentro dos prazos.

Assim, é hora de considerar a flexibilidade de horários e de local de trabalho como uma nova realidade que necessita adaptação.

Esta estratégia, além de reduzir os custos com a redução dos escritórios e manutenção, também melhora a qualidade de vida do colaborador, que com flexibilidade aumenta a qualidade de vida e torna seu trabalho mais produtivo.

As novas tendências que surgem constantemente aumentam os desafios na área de RH para 2019.

Em meio às mudanças, os gestores devem se preparar para se adequarem às melhores práticas e, assim, manter a empresa sempre competitiva no mercado.

O RH como departamento especializado em pessoas pode agregar muito valor à organização, porém estar sempre de olho nas tendências que transformam o ambiente corporativo dia pós dia é essencial para alcançar as metas pretendidas.

A Luandre à frente das tendências

A Luandre Soluções em Recursos Humanos atua no mercado oferecendo soluções técnicas e inovadoras, sempre atualizada das principais tendências na área de RH.

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece serviços de Administração de Pessoal, Programas Especiais (em Saúde, Varejo, Logística e Recolocação Profissional), Avaliação Profissional e Outsourcing. São quase 50 anos de experiência, atendendo atualmente 200 das 500 maiores empresas do Brasil.