Fique por dentro das notícias e dicas

RH: Precisamos falar sobre o CANDIDATO PERFEITO

14/09/2017
  
 

A seleção de novos colaboradores para integrarem o quadro da empresa é sempre um processo delicado, que exige dedicação e muita competência da área de Recursos Humanos.

 

candidato perfeito

 

Por ser sabido que esta escolha acarretará em consequências bastante significativas no funcionamento das atividades, não são raras as vezes que diretores impõem exigências que possam garantir a maior aproximação da contratação de um candidato que seja simplesmente – nada mais, nada menos que - perfeito para a vaga.

 

A Divulgação

A divulgação de uma vaga, seja em redes sociais, seja em sites ou na mídia, precisa ter clareza e objetividade, disponibilizando as características principais, exigências mínimas, benefícios e, se possível, noção de salário.

 

Desta forma, automaticamente é feita a prévia filtragem dos candidatos que melhor se adequam com o que a empresa busca e, ainda, com o que ela tem a oferecer.

 

As entrevistas

A fase de entrevistas terá o papel de selecionar, então, os profissionais que além de atenderem aos pré-requisitos, ainda se relacionam com a política e com os valores da organização.

 

No entanto, alguns recrutadores pecam pelo fato de não apenas capricharem na descrição, mas também idealizarem um profissional para a vaga disponibilizada, de modo a não abrirem exceções de modo algum no perfil - ora impecável - que procuram.

 


 

Veja o vídeo "Ao definir o perfil de uma vaga, o MENOS pode ser MAIS!" do Canal TV RH que trata sobre o bom senso de exigir qualificações que essencialmente farão diferença para aquela oportunidade. 

 

 


 

E mesmo com a aparente abundância de profissionais disponíveis no mercado, muitas vezes quando se especifica demasiadamente as peculiaridades, em busca desta perfeição, há possibilidade de ser perdida a chance de inclusão na equipe de alguém que tem bastante a acrescentar. É provável que esta eliminação aconteça também no momento da entrevista, individual ou em grupo.

 

Habilidades Comportamentais

Outro ponto importante de ser considerado é que as habilidades comportamentais devem ser cada vez melhores lidas pelos recrutadores para se fazer uma contratação consistente. Isso porque pouco adianta o currículo repleto de certificados e experiências se a pessoa não possuir a capacidade da comunicação e do bom relacionamento para trabalhar em conjunto com demais colegas, chefes e subordinados.

 

Desta forma, um candidato que parece sensacional na avaliação de currículo pode demonstrar estar um tanto longe da perfeição quando avaliado com atenção no que se refere a estes atributos de sociabilidade.

 

Mas como saber o limite entre a idealização do candidato perfeito e a exclusão de um profissional bastante ideal para o cargo?

Na seleção de profissionais, há que se elencar prioridades indispensáveis, como o conhecimento para a função que irá assumir, a experiência na prática e a compreensão das estratégias e valores adotados pela empresa.

 

Estas preferências devem vir a facilitar no momento em que a lista de exigências poderia ofuscar outros possíveis atributos que o profissional apresente. É primordial suprimir preconceitos ao efetuar no mínimo uma breve avaliação psicológica, buscando aprofundar o conhecimento e as atitudes do candidato diante das diversas situações.

 

Fundamental, portanto, é que seja acatada a ideia de que a flexibilização do perfil idealizado tende a propiciar a contratação de excelentes talentos ao time da empresa.

 

Este conteúdo tem como objetivo informar e divulgar tendências do mundo de RH.

 

Diretor e Luandre no Top of Mind de RH

A Luandre, há 47 anos, no mercado de RH oferecendo soluções técnicas e inovadoras para o setor e atende mais de 4 mil empresas clientes e administra mais de 55 mil profissionais no ano.

 

Luandre no TOP of Mind de RH

 

Contabilizando sua 16ª indicação para o prêmio Top of Mind de RH em 2017, é reforçado mais uma vez o reconhecimento de um trabalho de excelência, qualidade e comprometimento com seus clientes e candidatos.


Empresário de destaque no Top of Mind de RH

Fernando Medina, diretor de operações da Luandre Soluções em Recursos Humanos, foi indicado na categoria Empresário de Destaque Fornecedores de RH. O prêmio auge será disputado entre os 5 melhores profissionais na categoria.


Com 12 anos de experiência em Recursos Humanos, é formado em administração de empresas e marketing pela ESPM e cursou pós-graduação em gestão de pessoas pela FIA.

 

Saiba como votar

 

A votação para o prêmio Top of Mind de RH é feita por profissionais do setor. Para fazer parte deste grupo, cadastre-se aqui. Após o cadastro, você receberá uma cédula online para votação. Participe!

 

O seu apoio é fundamental para a conquista deste prêmio. Escolha a Luandre.

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse