Fique por dentro das notícias e dicas

Vaga temporária como porta de entrada para o mercado

06/11/2018

Estamos chegando ao final de mais um ano e, nessa hora, fica mais fácil encontrar vagas temporárias por toda parte. Lojistas e indústrias são os empregadores que mais reforçam suas equipes para conseguir dar conta da demanda durante as festas de fim de ano. De acordo com aAssociação Brasileira do Trabalho Temporário (http://www.asserttem.org.br/), esse aumento deve gerar quase 435.000 vagas temporárias em todo o país no final desse ano, ou seja, é preciso aproveitar esta época do ano!

Se você está em busca de uma oportunidade há algum tempo, aí está uma boa chance entrar no mercado de trabalho. Começando como temporárias, estas vagas muitas vezes se transformam em efetivas e podem significar a porta de entrada para o seu novo emprego.

 

Ser temporário é legal

Na contratação de temporários, as formalidades devem ser todas respeitadas pelos contratantes, ou seja, está garantida a carteira assinada durante o período e ainda a remuneração equivalente ao recebido por outros funcionários com a mesma função na empresa. Isso quer dizer que além do salário mínimo e da jornada máxima de 8 horas diárias de trabalho, durante os meses trabalhando na empresa as suas vantagens e benefícios estão garantidos como se fosse um funcionário efetivado. Esses direitos são assegurados por lei.

 

Fique ligado

As contratações de final de ano costumam acontecer entre os meses de setembro e dezembro e os selecionados trabalham até o mês de janeiro.

Por isso, é muito importante que você esteja atento não apenas às datas, mas também ao seu redor. Enquanto anda por aí, passando na frente de pequenos e grandes comércios, observe se não há anúncios de vagas nas vitrines e deixe seu currículo quando possível. Além dos meios virtuais, ainda funciona a estratégia da apresentação e entrega de currículos cara a cara. Além disso, entre em contato com agências de empregos, procure nas redes sociais, converse com seus conhecidos. 

 

Acredite nas suas chances

As chances de efetivação, segundo especialistas, são bastante altas. E não dá para desanimar, pois às vezes pode não acontecer logo em seguida, mas após alguns meses, surgindo nova necessidade, você ainda pode ser lembrado pelos supervisores.

Claro que para alcançar o objetivo é necessário ter bastante dedicação, comprometimento e demonstrar interesse pelo trabalho que está sendo exercido. Atitude e vontade de aprender são características que sempre valorizam o profissional e acabam mostrando ao empregador o quanto você tem disposição para colaborar com as tarefas solicitadas. A dica é tentar sempre ser útil.

 

Não espere até a última hora. Prepare o seu currículo de forma objetiva e se prepare bem também para a entrevista, demonstrando sempre interesse pelo trabalho e pela empresa contratante. Para quem busca se inserir no mercado ainda esse ano, não existe melhor época do que esta. Boa sorte!

A Luandre Soluções em Recursos Humanos atua no mercado de RH há 48 anos, sempre oferecendo soluções técnicas e inovadoras para facilitar a relação entre empregados e empregadores.

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa é especialista em contratações temporárias, competências reconhecidas pelo prêmio Top of Mind RH, na categoria "Temporários & Efetivos", conquistado em 2018 pela 7ª vez.

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse