Fique por dentro das notícias e dicas

Você quer um emprego ou você conquista um emprego?

23/08/2017
  
 

Em um período de crise financeira no país, como o que estamos vivendo atualmente, não são poucas as pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, cansadas da função de envio de currículos e buscas virtuais ou físicas por uma oportunidade.

 

conquiste um emprego

  

Diante deste contexto, é cada vez mais importante que a busca individual seja feita com dedicação e atenção ao que de fato se está querendo como futuro emprego, procurando focar em objetivos mais certeiros e investindo na preparação para a superação de outros candidatos para tal.

 

Mostre seu diferencial

Com a concorrência cada vez mais acirrada para cada vaga de emprego que é disponibilizada, os recrutadores tendem a ficarem mais exigentes na hora de escolher um candidato.

 

Desta forma, hoje é preciso reconhecer que será exigido que você desenvolva uma nova atitude, que não represente apenas alguém distribuindo currículos por aí, mas sim uma pessoa muito interessada na vaga oferecida e que é capaz de apresentar seu diferencial para conquista-la.

 

É imprescindível lembrar que as empresas valorizam os candidatos que se aplicam para conseguir a vaga por se identificarem com o trabalho e com os valores que ela divulga.

 

Ou seja, manifeste-se conhecedor destes dados e, mais do que isso, saiba expressar porque são relevantes para você e como você poderia agregar trazendo valores parecidos seus para a equipe.

 

Invista em networking

Muitas empresas enxergam como facilitadores os seus próprios funcionários quando estão querendo preencher uma vaga. Elas confiam que um candidato amigo ou parente deste funcionário possa entrar na organização com conhecimento dos valores e políticas e, assim, tenha mais facilidade de se conectar com as funções do cargo.

 

Desta forma, é extremamente importante que, estando desempregado, você mantenha o máximo de contato com profissionais da área e amigos que trabalham em empresas onde possam aparecer vagas que lhe interessem.

 

Cursos, grupos de estudos e palestras na sua cidade podem ser boas oportunidades de conhecer pessoas e enriquecer a sua rede de contatos profissionais.

 

Mantenha o foco

Diante da dificuldade de se encontrar uma vaga, é normal que o profissional passe a disparar e-mails com currículos mesmo para ramos que não são especificamente os que ele gostaria de trabalhar.

 

Mas o que não pode acontecer é a perda do foco para onde se tem mais vontade, engajamento e experiência, pois é aí que você deve depositar o máximo dos seus esforços.

 

É claro que não se deve fechar portas, no entanto, gastar mais tempo direcionado a empresas com as quais você tem maior chance de se destacar e ser mais competitivo pode ser extremamente mais válido do que disparar e-mails e cadastros para onde quer que possa aparecer uma chance.

 

Afinal, em uma entrevista de vaga para a sua área de atuação será infinitamente mais fácil mostrar ao entrevistador a sua personalidade, conhecimento e motivo para tamanho interesse em estar ocupando aquele lugar oferecido na empresa.

 

Organize-se

Bastante importante também na fase de busca por um emprego é a organização do candidato para que consiga efetivamente aproveitar seu tempo e otimizar as pesquisa pelas vagas que mais deseja.

 

Faça uma rotina de turnos de dedicação como se estivesse trabalhando, dividindo seu tempo entre as principais atividades: contatos, e-mails, entrevistas, ajustes de currículos, etc.

 

Além disso, tenha ciência de quanto tempo você tem para se manter com o que tem de dinheiro guardado. Caso seja menos do que o suficiente, reavalie seus gastos, busque formas de reduzi-los e considere a possibilidade de outras fontes de renda durante o período em que procura o emprego que deseja.

 

Não permita que o tempo livre disperse você demais do seu objetivo, criar uma rotina é a melhor forma de se manter conectado à busca e com menor chance de desanimar diante das negativas que fazem parte de todo este processo.

 

Conclusão

Estas são apenas algumas dicas elaboradas para que a busca não seja por um trabalho apenas, mas que possa significar a tentativa de conquistar o emprego realmente almejado pelo candidato, que lhe traga prazer e satisfação pessoal e financeira.

 

A conquista da vaga ideal requer uma boa dose de paciência e perseverança e este é um período que tende a ser bastante carregado para a maioria das pessoas que o enfrentam; apesar disso, o alcance do sucesso vem com maior facilidade para quem consegue administrar o seu emocional e demonstrar foco, otimismo e tranquilidade durante as fases de seleção.

 

Os entrevistadores, as pessoas da sua rede de contatos profissionais e outros que podem indicar você com certeza considerarão a positividade e a energia transmitida quando tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

 

Desta maneira, esforce-se para não desanimar, confie sempre no seu potencial e siga direcionando sua busca para o emprego que no futuro poderá chamar de verdadeira conquista.

 

Este conteúdo tem como objetivo informar e divulgar tendências do mundo de RH.

 

Diretor e Luandre no Top of Mind de RH

A Luandre, há 47 anos, no mercado de RH oferecendo soluções técnicas e inovadoras para o setor e atende mais de 4 mil empresas clientes e administra mais de 55 mil profissionais no ano.

 

Luandre no TOP of Mind de RH

 

Contabilizando sua 16ª indicação para o prêmio Top of Mind de RH em 2017, é reforçado mais uma vez o reconhecimento de um trabalho de excelência, qualidade e comprometimento com seus clientes e candidatos.


Empresário de destaque no Top of Mind de RH

Fernando Medina, diretor de operações da Luandre Soluções em Recursos Humanos, foi indicado na categoria Empresário de Destaque Fornecedores de RH. O prêmio auge será disputado entre os 5 melhores profissionais na categoria.


Com 12 anos de experiência em Recursos Humanos, é formado em administração de empresas e marketing pela ESPM e cursou pós-graduação em gestão de pessoas pela FIA.

 

Saiba como votar

 

A votação para o prêmio Top of Mind de RH é feita por profissionais do setor. Para fazer parte deste grupo, cadastre-se aqui. Após o cadastro, você receberá uma cédula online para votação. Participe!

 

O seu apoio é fundamental para a conquista deste prêmio. Escolha a Luandre.

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse