Fique por dentro das notícias e dicas

Você sabe como o Data Mining pode ajudar o seu RH?

07/08/2018

O termo Data Mining, em tradução livre, significa Mineração de Dados. Na prática, consiste basicamente na busca de padrões relevantes dentro de um conjunto de dados organizados.

Trata-se de uma funcionalidade relativamente recente, mas que tem sido adotada cada vez por mais empresas pelo mundo afora, uma vez que nós, usuários, cada vez mais conectados, constantemente alimentamos as redes com informações que podem ser interessantes para determinados ramos de negócio.

Tudo porque, nem todos sabem, mas hoje todas as interações feitas através da internet acabam sendo armazenadas na rede, o que gera informações quanto ao comportamento individual e quanto a inúmeras outras características de determinado público.

 

Tecnologia agregando valor ao negócio

Vivemos atualmente uma revolução no setor de tecnologia, com dados em quantidades exorbitantes. Parte desse contexto é considerado reflexo da nova maneira como capturamos, armazenamos e agimos no que se refere ao que acontece em nossas vidas.

Estas referências podem e estão sendo usados de forma estratégica pelos gestores, agregando valor aos negócios a partir da captação de informações valiosas sobre como seus clientes e colaboradores “funcionam“.

 

Recrutamento e Seleção

Nos Recursos Humanos, o uso do data mining permite que se alcancem excelentes resultados. Através da ferramenta, é possível, por exemplo, aprimorar todo o processo seletivo, primeiramente definindo a realidade da empresa com a análise das informações e, então, contratando um novo colaborador a partir da identificação do perfil mais adequado.

Todo esse levantamento permitirá a conexão entre os aspectos que se encaixam do candidatos e do perfil da empresa. Desta forma, a integração fica facilitada e, muito importante, as taxas de rotatividade acabam por se reduzir.

 

Análise de Desempenho

Outro ponto no qual o data mining é bastante útil é na análise de desempenho dos colaboradores. A produtividade é um diferencial competitivo e, por isso, a área de RH direciona esforços em prol da criação de políticas e treinamentos dedicados ao aumento do potencial produtivo das equipes.

O data mining permite a execução de uma análise mais precisa quanto ao desempenho dos colaboradores, e esta pode ser utilizada para melhor planejamento dos treinamentos e estratégias de desenvolvimento e performance dos profissionais.

 

Data Mining no RH – Um grande auxílio na tomada de decisões

Além disso, a mineração de dados permite que um gestor conheça detalhes mais profundos do comportamento dos seus colaboradores, facilitando, assim, definir quais os tipos de pessoas são as que mais se demitem, quais se destacam mais e em que tipo de trabalho, relações entre idade e salário, etc.

O melhor é que a utilização dos dados pode ser personalizada conforme a necessidade de busca da organização em questão. Gráficos e análises prévias permitem, também, o planejamento das contratações e das mudanças de gestão interna.

Assim, eliminam-se as decisões tomadas por feeling, chegando-se a elas sempre através de um embasamento mais concreto alcançado através de dados.

 

A área de RH vem assumindo um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações e, por isso, precisa estar constantemente atualizado e especializado nos melhores meios para exercer sua função. Ferramentas como o data mining vão ao encontro desta necessidade e são fundamentais para a maior assertividade na tomada de decisões e melhoria da qualidade dos serviços prestados. O data mining torna possível cuidar da gestão das ações não só presentes, mas também futuras, sendo portanto um instrumento que merece ser incorporado ao dia a dia das empresas que buscam destaque no mercado.

 

A Luandre Soluções em Recursos Humanos atua oferecendo soluções técnicas e inovadoras, sempre atualizada das principais tendências na área de RH. Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal, Programas Especiais (em Saúde, Varejo, Logística e PARP), Avaliação Profissional e Outsourcing.

 

São 48 anos de experiência, atendendo atualmente 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse