Fique por dentro das notícias e dicas

Você tem o perfil de empreendedor?

27/08/2017
  
 

O universo atual do empreendedorismo brasileiro, segundo dados do Sebrae e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade de Produtividade) pode ser quantificado de forma simples: três em cada 10 brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

 

perfil de empreendedor

 

Mas será que essa é a melhor saída para todos?

 

As especialistas, Adriana Thomazinho, gerente de RH, e as consultoras de RH, Talita Castro e Márcia Vecchi, todas da equipe da Luandre, maior rede de agências de RH do País, dão cinco dicas fundamentais para que você possa avaliar se tem um perfil empreendedor.

 

Na ausência de duas ou mais destas características, o trio aconselha você a rever com muito critério seus planos e a equipe de administração do seu negócio. Muitas vezes você tem talento para uma atividade, mas não para administrá-la e precisará de alguém para fazer isso.

 

Vamos às dicas:

 

Planejamento

Adriana Thomazinho explica que em primeiro lugar é preciso estruturar a ideia do negócio. Avaliar o mercado e seus concorrentes, reconhecer tendências e situações que podem afetar seu desempenho também são itens essenciais e que devem ser inclusos no planejamento.

 

Já Talita Castro complementa que é essencial estabelecer metas motivadoras e possíveis, que provoquem comprometimento. Elaborar um plano criando metas e indicadores, é uma boa base para enfrentar mudanças, instabilidades econômicas e imprevistos.


Liderança

A liderança está associada à capacidade de influenciar pessoas, por isso o empreendedor deve inspirar seus colaboradores com conduta exemplar e atitude inovadora. Para se tornar um bom líder, o empreendedor deve ouvir seus funcionários, revelando assim atitude acolhedora.

 

“É de suma importância que ele compartilhe resultados, ideias e informações para que todos na equipe se sintam como parte ativa no processo, de maneira que possam contribuir com novas ideias, elevando o nível de comprometimento”, diz Talita.

 

Metas e resultados

Para Márcia Vecchi, o empreendedor deve ter raciocínio cauteloso e dedutivo para executar um planejamento de ações e estratégias. “O alcance das metas deve se apoiar na transparência dos objetivos. É primordial saber onde se quer chegar”.

 

Persuasão e habilidade

“O empreendedor deve ter tanta persuasão a ponto de ser capaz de entusiasmar a si mesmo em momentos adversos”, diz Talita. “Ele deve contagiar com seu entusiasmo a si, a equipe e a seus clientes, convencendo-os de que seu negócio ou produto é uma boa oportunidade para todos”, finaliza Talita.

 

Interagir com todos que estão ao seu redor com excelência é um ponto fundamental e apresentar resiliência quando o negócio não estiver funcionando como esperado também.

 

Iniciativa e coragem

Adriana ressalta que os empreendedores têm que aliar criatividade com capacidade de tomada de decisões. “O empreendedor tem que criar soluções originais e explorar novas formas de pensar, analisando variáveis que influenciem no problema ou na solução, de forma estruturada e direta, assumindo riscos calculados e responsabilidade dos resultados”, conta.

 

O empreendedor é uma pessoa criativa, inovadora, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, seu propósito está em conseguir lucro e crescimento, todas estas características estão ligadas diretamente à sua auto-motivação.

 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos, 47 anos de atuação em RH, oferece soluções técnicas e inovadoras no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

 

No total, atende  4 mil companhias brasileiras , 55 mil profissionais e tem um banco com mais de 1,7 milhão de currículos cadastrados.  Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Há 16 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por cinco vezes, sendo a última vitória no ano passado.

 

Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

A Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

 

Fonte: Jornal de Jundiaí

 


Compartilhe:

 

 

 

 

Digite seu e-mail que entraremos em contato


Saiba mais sobre os serviços

Cadastre seu curriculo
Pesquisa por vagas de emprego

Aceite as politicas de privacidade Selecione o seu interesse