A importância da inclusão social nas organizações – Entenda como as vagas PcD podem mudar o paradigma da sociedade.

A sociedade está em constante mudança e parte do cenário atual demonstra os avanços na direção da inclusão social. Existe uma série de movimentos no sentido de integrar as pessoas com deficiência visual, auditiva, física ou intelectual no mercado de trabalho. Isso significa disponibilizar as mesmas oportunidades para todos, o que vai além da abertura de vagas para deficientes nas empresas, envolve promover o acesso à qualificação profissional de qualidade para todos e trabalhar as questões da acessibilidade.

 

 

É preciso tornar as pessoas com deficiência (PcD) participantes ativas da vida social, econômica e política da sociedade. Trata-se de cidadãos que podem gozar de seus direitos e cumprir seus deveres como os demais. Existe uma série de leis que atuam no sentido de proteger o deficiente físico. Tal proteção visa desde garantir uma porcentagem de vagas em empresas com mais de 100 colaboradores, passando pela questão de prioridade de atendimento até acesso ao ensino superior.

 

Veja as vagas disponíveis para PcD

 

Somente a lei não garante uma inclusão eficiente, nesse sentido, para que seja possível mudar o paradigma atual e sustentar os movimentos inclusivos, é imprescindível disponibilizar vagas PcD nas organizações independente do que cita a legislação. Desta forma, o deficiente terá mais condições de viver com autonomia.

 

Ter o discernimento sobre o conceito de deficiência e entender que nem sempre ela está relacionada à incapacidade facilita a compreensão da importância de se providenciar mecanismos para inseri-los no mercado de trabalho e torná-los soberanos de suas vidas. Proporcionar essa maior independência é um dever da sociedade, uma forma de combater o preconceito e a discriminação. Essa é uma luta que deve ser travada diariamente e que a Luandre apoia em 100%.

 

Conheça Margareth, a psicóloga que faz a diferença na vida das pessoas.