Como saber se é a hora certa de expandir a sua empresa?

Ideia constante na mentalidade da maioria dos empreendedores, a expansão do negócio possibilita o aumento do potencial de alcance e, portanto, também dos rendimentos da empresa.

À medida que o empreendimento se desenvolve, este desejo de crescer também vai aumentando e o momento – um tanto quanto empolgante – exige calma, pois o planejamento e a organização são essenciais, mais do que nunca.

Para que a empresa avance, é fundamental que todos os dias sejam trabalhadas táticas e estratégias que propiciem um aumento das vendas, do número de clientes e de potenciais objetivos para o futuro.

Desta forma, é natural que se cogite a ampliação, seja para a atuação em mais de uma região da cidade, outros estados do país ou mesmo internacional. Mas o mais importante: as análises que precisam ser feitas para que a expansão ocorra da maneira mais compensatória e positiva à organização.

Começo do plano de expandir

Em primeiro lugar, deve ser elaborada uma projeção do faturamento após o crescimento, baseado no faturamento atual. Levantamento este que fornecerá dados para analisar a validade do prosseguimento do plano, além do patamar limite para que não seja excessivo o crescimento.

Não podemos correr o risco de comprometer o fluxo de caixa e ameaçar a saúde do negócio.

Depois, é preciso pensar na capacidade de atendimento das novas demandas, uma vez que os clientes não podem ter a sensação de piora no atendimento, venda ou serviço por conta da ampliação executada.

Se isto acontece, pode ficar claro que o passo dado foi “maior do que a perna” e especialmente clientes antigos tendem a se sentir desapontados e desacreditados na empresa.

Expansão territorial

No caso de uma expansão territorial, que envolva abertura de novas unidades, o princípio a zelar é que a cultura, os valores e os padrões que compõem a identidade da empresa se mantenham sempre preservadas, para que não haja o risco de clientes entrando em uma nova unidade com a impressão de estarem conhecendo uma outra empresa.

Devemos compreender também que, muitas vezes, o resultado da expansão acarreta aumento dos processos logísticos, da estrutura de armazenagem e do deslocamento de pessoal, e nada disso pode ser ignorado no decorrer do planejamento.

O mercado da região propicia este crescimento?

O remanejamento de profissionais e a construção de novas equipes precisam de tempo e investimento em recrutamento e seleção, além de treinamentos e capacitações.

Por fim, há que se partir para a clássica análise de mercado, que envolva concentração de potenciais clientes, empresas concorrentes da região, incentivos oferecidos, necessidade de complementação do tipo de serviços prestados pela empresa, etc.

Ainda, a divulgação da entrada da nova unidade, com reforço da marca e da autoridade definida, complementa o plano de lançamento de outra franquia, sede ou unidade.

Redes sociais podem representar excelentes mecanismos de interação com o público alvo e divulgação das novidades relacionadas às novas instalações da companhia. Um plano de negócios propriamente elaborado é o que possibilita a segurança necessária para definir o momento ideal para a expansão.

Expansão da Luandre

Quando bem elaborada, uma expansão representa força e confiabilidade para a empresa. A Luandre Soluções em Recursos Humanos, após uma trajetória de décadas de aprendizado e interação com as novidades do mercado, expandiu seus domínios quando estabeleceu escritórios em Guarulhos, Campinas, Alphaville, Santo Amaro, ABC, Jundiaí, bem como Rio de Janeiro e Curitiba.

A implantação em locais chaves para o crescimento da área de Recursos Humanos consolidou a qualidade no atendimento, a solidez financeira e a segurança jurídica e econômica necessários, permitindo o estabelecimento de parcerias, o investimento em soluções criativas, a adaptabilidade e a renovação constantes.

A expansão territorial, para a Luandre, afirmou a presença no mercado, comprovada através das 18 indicações ao Prêmio Top of Mind RH, além das 7 vezes em que conquistou o prêmio. Assim, se reforça o reconhecimento de um trabalho de qualidade e comprometimento, oferecendo toda a confiança que clientes e candidatos buscam na administração de pessoal.

São 49 anos de experiência em RH, atuando no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil. Conheça um pouco mais sobre a Luandre.