Muitos profissionais ao se prepararem para entrevista acabam deixando de lado um fator importante, sua linguagem corporal. Porém, realizar essa análise acaba sendo um desafio, pois avaliar a si próprio exige autoconhecimento. A ideia não é criar um comportamento robotizado ou que não o represente, mas sim amenizar gestos que podem passar uma mensagem errada ou diferente do que você realmente é. Por isso, listamos 5 dicas do que evitar para te ajudar a manter uma postura neutra na entrevista!

Reclinar as costas para trás

Evite reclinar bruscamente as costas para trás, pois esse gesto pode sugerir falta de interesse ou aborrecimento com o que está sendo dito.

Não ter contato visual

Mantenha contato visual com o entrevistador ao responder as perguntas, evite olhar para os lados, chão ou desviar o olhar, isso pode demonstrar que o profissional não é confiável, está distraído ou mentindo. Tenha cuidado para não passar essa impressão.

Braços cruzados

Deixar os braços cruzados pode demonstrar resistência, não aceitação ou que o candidato está fechado, assim como manter as mãos no bolso ou atrás das costas, pode demonstrar passividade. O ideal é manter as mãos visíveis e sempre parecer aberto e amigável.

Hábitos que demonstrem nervosismo

Evite brincar com colares, relógios, pulseira, mexer no celular ou morder a ponta de uma caneta, pois são gestos percebidos como típicos de pessoas ansiosas e inseguras, tente manter as mãos visíveis e em repouso durante a entrevista.

Sair correndo da sala de entrevista

Ao término da entrevista, arrume seus pertences com calma, sair correndo ou com pressa pode passar a impressão de que você quer fugir da situação.

Dica

Convide um amigo para realizar uma simulação de entrevista e grave em vídeo, dessa forma você conseguirá perceber se está realizando, excessivamente, algum gesto que pode gerar alguma interpretação errada de você.

Na dúvida, mantenha as costas ereta, demonstre seriedade, interesse, receptividade e uma feição neutra, sorrir levemente no cumprimento e despedida também podem ajudar a criar empatia com o entrevistador!

Para mais dicas, informações e oportunidades, fique ligado em nosso blog e em nossas redes sociais:

👍https://www.facebook.com/luandrerh

👍https://www.instagram.com/luandrerh

👍https://www.linkedin.com/company/luandrerh