Todos nós gostamos de enviar mensagens de texto.

É o meio dominante de comunicação pessoal e não pessoal, principalmente entre as pessoas de 17 a 45 anos. E os recrutadores, agências e candidatos não são exceção.

Se fôssemos criar um comparativo entre mensagem via e-mail vs. mensagem de texto, as últimas produzem melhores taxas de leitura, de abertura, tempo de resposta e uma melhor experiência para os candidatos no momento do recrutamento.

Com os Apps de mensagens, além de conseguirmos interagir com amigos e familiares, também podemos dizer que se construiu uma ponte entre o candidato e o possível empregador.

Levantamento do Datafolha mostrou que 59% dos usuários trocam informações de trabalho com colegas pelo App. Desta forma, o serviço passou a ser usado também como ferramenta para procurar emprego. Tendência, aliás, que é inclusive usada por headhunters na busca de profissionais.

Porém, ambos devem tomar muito cuidado ao comunicar-se, pois se trata de um reflexo de como seria a troca na rotina de trabalho naquela organização. Assim, a comunicação deve ser adequada, profissional e pessoal.

Então vamos lá, aqui vão 7 dicas que você precisa saber sobre candidatos, recrutadores, processo seletivo e mensagens de texto.

#1: O telefonema ainda é o mais importante

Sim, nós sabemos que hoje o mundo é conectado em redes sociais e Apps de mensagens. Mesmo assim, na hora do recrutamento e do networking, as mensagens de texto são suplementares – e não substitutos – para uma boa e antiga ligação telefônica.

O que há de relevante, ainda nas ligações, é a autenticidade no interesse para ambos os lados da relação, ou seja, o recrutador quer mesmo saber se o candidato está interessado e ao mesmo tempo, o candidato quer saber o quão autêntico é aquela oportunidade apresentada.

#2: Mantenha-se formal

Como não descontrair e relaxar na hora de mandar uma mensagem de texto? Seja convocando para um processo, seja para responder a uma convocação, é necessário manter o nível de profissionalismo ao enviar as mensagens, assim como você faria em um email, com tom adequado, gramática e ortografia corretas.

Apesar de entendermos que estes Apps são dotados de informalismos, as mensagens de texto podem ser facilmente mal interpretadas e podem causar má impressão de um candidato no momento em que o recrutador se porte de forma menos profissional ao enviar a mensagem.

#3: Quem tem boca vai à Roma

Pergunte qual a melhor forma de se comunicar – esta é a melhor dica que posso te dar.

Vamos ser diretos com você, perguntar antecipadamente aos candidatos sobre a melhor forma de comunicação vai ajudar muito a garantir a melhor experiência do candidato com a sua empresa.

Da mesma forma, perguntar ao recrutador como é o melhor meio para saber sobre o retorno ou então uma possível oportunidade de emprego. Esta é a melhor forma de se comunicar.

#4: O que esperar das mensagens de texto?

Ter clareza é uma dádiva. Sim, é fato! Permit-se ser claro e expresse qual o melhor canal para se comunicar.

Certamente, a agilidade no processo seletivo é interesse de todos: empresa, RH e candidatos. Por exemplo, como o agendamento de entrevistas é uma das coisas que mais atrasa o processo de contratação, deixar claro aos candidatos que você eventualmente enviará uma mensagem de texto (além dos famosos e-mails de notificação), pode reduzir drasticamente o tempo necessário do processo.

Uma mensagem de texto também é uma das melhores maneiras de informar os candidatos quando surge algo de última hora, uma atualização ou dúvida.

#5: Faça muito networking!

Um dos pontos positivos trazidos pela internet é ter a possibilidade de interagir com milhões de pessoas do mundo inteiro. Por isso, ao usar o app de mensagens (grupos em especial) para procurar emprego, não tenha vergonha: FAÇA MUITO NETWORKING!

#6: A foto de perfil SIM É IMPORTANTE!

Certamente você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. Pois é, analise a sua foto de perfil e veja se ela é ideal para quem está usando um aplicativo de mensagens para buscar um emprego ou recrutar.

#7 Participe de grupos de vagas de emprego no WhatsApp

Fazendo uma busca em sites de pesquisa (Google, p.e.) você encontrará diversos grupos de emprego no WhatsApp (WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Fonte: Wiki). Através dele, você pode ficar por dentro de vagas de emprego na sua região!

Com estas dicas você pode interagir tranquilamente com sua rede de conexão para ou buscar emprego ou recrutar o melhor profissional.

Lembre-se, procure manter uma formalidade profissional, pergunte qual o melhor canal de comunicação – pasmem, a ligação ainda é eficaz. E por fim, abuse do networking.

É isso, nos falamos no WhatsApp. 🙂


Sobre a Luandre

São 49 anos de atuação com soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Com excelência nos serviços prestados e construindo o elo entre a organização e o colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

A Luandre atende as melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais.