A temporada de férias está terminando e já é hora de começar a pensar nas melhores estratégias se você pretende encontrar um emprego novo em 2019.

A expectativa é positiva na geração de empregos nesse ano, já que muitas empresas que cortaram postos de trabalho durante a crise, agora estão finalmente voltando a crescer lentamente.

A busca por uma oportunidade de emprego envolve não só a atualização e o envio de currículos, ou a procura por vagas em sites especializados. Ela deve envolver também a definição de metas, organização e planejamento para se dar melhor nas entrevistas e aumentar as chances de ser selecionado. Esses preparativos podem significar o seu diferencial para alcançar o sucesso.
Para isso, fique de olho nestas tendências apontadas por consultores de carreira e recrutamento:

1. Redução das taxas de desemprego – profissional mais valorizado

De acordo com o jornal Estadão, as taxas de desemprego vão cair em 2019 e 2020. Ainda que seja um processo lento, as organizações estão voltando a crescer e, para isso, precisarão de mão de obra e de profissionais qualificados.

As vagas não são necessariamente iguais às que existiam antes da crise, e por isso é importante que o profissional esteja preparado para transições e adaptações que o permitam atuar de acordo com essas novas necessidades, pois esta capacidade é cada vez mais valorizada.

2. Ferramentas de avaliação na tomada de decisões

Ser chamado ou não para uma entrevista pode ser decidido por ferramentas de avaliação cognitiva. Isso porque as empresas buscam ser cada vez mais assertivas em suas contratações e, como consequência, usam cada vez mais sistemas que possam colaborar com esta escolha.

Afinal, estas ferramentas selecionam e classificam os candidatos a partir da análise de pontos bastante variados. Ou seja, não é apenas a experiência e as aptidões que são consideradas, mas também fatores de comportamento, personalidade e motivação.

3. Benefícios e valorização (pessoal e profissional)

Pensando em atrair trabalhadores qualificados, as organizações perceberam que o dinheiro não é tudo. Os profissionais, de modo geral, estão interessados em manter um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e profissional.

Por isso, os candidatos a emprego podem esperar receber benefícios adicionais, desde refeições gratuitas a eventos sociais regularmente programados, até alguns extras dias de folga e outros benefícios que dão um “up” na qualidade de vida.

4. As redes sociais podem influenciar sua (não) contratação

Não é novidade que as redes sociais são, muitas vezes, acessadas pelos recrutadores para coletar informações extras do candidato. Mais uma vez retomamos esse tema, lembrando a você que as empresas querem não apenas profissionais qualificados, mas também quer contratar pessoas que estejam alinhadas com a sua missão e valores.

Então esteja preparado para possíveis visitas dos empregadores nas suas redes sociais e, portanto, garanta que elas não estejam jogando contra você na busca por uma colocação no mercado.
Leia também: Link para o texto “Eles estão de olho – sobre redes sociais”

5. Sistemas de Informação estão por toda parte

Até mesmo os menores negócios, atualmente, contam com sistemas de informação para controle de dados. Portanto, a análise desses dados e de códigos relacionados é uma realidade cada vez mais presente e que vai exigir pessoal com conhecimento.

Se você nunca se informou a respeito dos princípios de análise de dados, pode ser o momento de aprender um pouco e desenvolver mais uma habilidade que pode colaborar com a sua recolocação.

6. Maior demanda nas áreas da saúde, tecnologia e trabalho manual

É grande a demanda na criação de cargos relacionados à inovação e tecnologia, porém, não é apenas esta área que tende a aumentar. Importantes mudanças demográficas – como, por exemplo, o envelhecimento da população – farão com o que vagas tradicionais na área da saúde e qualidade de vida sigam em expansão. Além desses, empregos tradicionais como motorista, garçom e outros – que não podem ser facilmente automatizados – seguirão representando uma boa quantidade de vagas disponíveis.

7. Permita que a Luandre ajude você na procura por emprego

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 49 anos de experiência em RH e oferece serviços no setor para 200 das 500 maiores empresas do Brasil. Atualmente, possui 10 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima e Santo Amaro), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba.


Sobre a Luandre

São 49 anos de atuação com soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Com excelência nos serviços prestados e construindo o elo entre a organização e o colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

A Luandre atende as melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais.