A pandemia alterou diversos setores e o recrutamento de candidatos tem percebido mudanças significativas. Assim como as estruturas de trabalho sofreram alterações, também surgiram novas necessidades empresariais, relacionadas a carreira, cargos e gestão de equipe. Na Luandre, já temos mapeadas algumas das profissões que já dão sinais que estarão em alta num futuro próximo.

Diante da necessidade, potencializada pela crise, de se manter atento ao bem-estar dos colaboradores, cargos direcionados a esta função foram criados ou mais demandados dentro das corporações. Dois exemplos bastante claros são os de especialista em diversidade e o chief happiness officer (CHO), que equivale em português a diretor especializado em felicidade. São pessoas com formação em áreas como psicologia e gestão de equipe e capacitadas para estas posições.

Outra tendência é o aumento da busca por profissionais para cargos sêniores. O motivo disso é que muitas empresas sofreram com o desgaste ocasionado pela pandemia e procuram gestores que os ajudem a sair da crise, principalmente no setor financeiro. Como consequência, há o aumento da demanda por cargos de liderança, como diretor comercial, planejador financeiro, chief financial officer (CFO) ou diretor financeiro.

Enxergamos também boas perspectivas para vagas relacionadas à tecnologia e ao comércio virtual, como vendas online e logística. Graças à grande adesão às compras online durante o distanciamento social, o setor de e-commerce foi alavancado. Por conta disso, há aumento de vagas para programadores, analistas de BI e analistas de marketing digital, cargos que já estavam em alta antes e devem crescer ainda mais.

Podemos observar ainda uma diminuição de vagas e oportunidades na área da saúde. Durante o surto de covid-19, houve um aumento de oferta tanto para trabalhadores diretamente ligados à saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, quanto para cargos ligados à conservação e organização de unidades hospitalares, como recepcionistas e limpeza. Porém, essas ofertas tendem baixar para níveis normais do pré-crise, o que significa alto volume de demanda, mas sem a urgência criada na pandemia.

Estar atento às novas necessidades da atualidade é fundamental para garantir um futuro profissional de sucesso. Portanto, nosso aconselhamento é para que os profissionais estejam sempre atentos ao mercado, busquem qualificação e novos conhecimentos dentro das suas áreas de atuação e atualizem seus currículos sobre como podem fazer a diferença dentro da empresa contratante.

Para mais dicas, informações e oportunidades, fique ligado em nosso blog e em nossas redes sociais:

👍https://www.facebook.com/luandrerh
👍https://www.instagram.com/luandrerh
👍https://www.linkedin.com/company/luandrerh