2019 já está a todo vapor e quem está em busca de um trabalho novo para combinar com o ano já precisa se antenar para as possibilidades que virão por aí. Dentre as vagas oferecidas pelas empresas, é comum o surgimento de algumas sazonais – vagas temporárias que contratam reforços nas vésperas das datas mais importantes para o comércio e a indústria. Por isso, estar de olho no calendário é essencial para aproveitar as oportunidades.

Por que vale a pena concorrer a uma vaga temporária?

Se você ainda tem dúvidas se é válido participar de processos seletivos para trabalhos de curta duração, seguem algumas breves razões para convencê-lo de que se trata de uma estratégia cheia de vantagens:

  1. Criação de networking – Sempre é bom conhecer pessoas e estabelecer relacionamentos.
  2. Experiência – Muitos jovens acabam tendo dificuldade de conseguir o primeiro emprego justamente por não possuírem experiência. Uma vaga temporária garante esta primeira experiência e aumenta as chances de entrar no mercado de trabalho.
  3. Possibilidade de efetivação – É bastante comum que funcionários que se destaquem executando suas tarefas enquanto temporários acabem sendo convidados a serem funcionários permanentes.
  4. Melhora do currículo – Os empregos temporários possibilitam agregar valor ao seu currículo, que será enriquecido com experiência em diferentes áreas de atuação profissional.

E como fazer para ficar por dentro das contratações temporárias em 2019?

No decorrer do ano, existem datas clássicas em que a demanda com certeza vai aumentar e as empresas precisarão contar com mão de obra extra. As principais, que não podemos deixar de destacar, aparecem quando se aproximam a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal.

A primeira grande contratação: Páscoa

Pode-se dizer que as vagas de páscoa começam a aparecer já em meados de janeiro, com as contratações para produção. Depois, no decorrer dos meses de fevereiro e março todas as vagas devem ser rapidamente preenchidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ACICAB, cerca de 20% das contratações são para produção e os outros 80% são para as vendas.

Bom para o varejo: Dia das Mães

As lojas que mais têm vendas na época do dia das mães são as de roupas e itens de beleza, ainda que eletroeletrônicos também tenham destaque. Assim, as indústrias que produzem insumos para qualquer desses produtos acabam tendo um crescimento de demanda, muitas vezes precisando contratar temporários para suprir. O dia das mães é comemorado sempre no 2º domingo do mês de maio e, assim, as contratações geralmente ocorrem no início do mês de abril pelas lojas de rua, shoppings e supermercados. As posições da indústria costumam ser preenchidas um pouco antes, ainda em meados de março.
Interessante destacar aqui que, dependendo da loja, existe a chance de prolongar o período de trabalho, uma vez que em junho existe ainda a demanda do Dia dos Namorados para dar uma movimentada nas vendas.

Tudo para o Dia das Crianças

Para o segmento de brinquedos esta época é a que mais gera lucros. Isso porque pais, padrinhos, tios e amigos costumam querer agradar os pequenos sempre com alguma lembrança divertida no dia criado em sua homenagem. A internet fica recheada de vagas oferecidas principalmente pelas lojas de brinquedos a partir da segunda quinzena do mês de agosto, com oportunidades para trabalhar geralmente entre os dias 01 e 15 de outubro.

Vamos às compras: Black Friday

O período entre outubro e dezembro é, sem dúvida, o de maior número de contratações temporárias no mundo todo. No Brasil, o clima é o mesmo. Os turnos dobrados e triplicados da indústria e do comércio para que atendam toda o aumento de vendas exigem a contratação de mais mão de obra. As lojas passam a ficar cheias de gente – no final de novembro para aproveitar as promoções da Black Friday e em dezembro na busca de presentes para a família toda. A Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro e as empresas fazem a maioria das contratações no início do mesmo mês, ainda que algumas comecem a oferecer vagas já no mês de outubro.

Para fechar o ano: Natal

Na época do Natal, não só as grandes companhias mas mesmo as lojas pequenas acabam necessitando de trabalhadores extras. Afinal, é aí que se concentram 80% das contratações de final de ano. Para começar a se candidatar, o período ideal é entre o final de outubro e o início de novembro. Nestas semanas aparece a maior quantidade de vagas. Lembrando que, historicamente, cerca de 15% dos temporários acabam efetivados nos cargos em que entram nessa época.

Muitas das vagas temporárias para as datas de maior demanda estão na internet, e alguns sites facilitam muito o processo de busca. Não deixe de acompanhar as chances que estão sempre surgindo e, quando contratado, procure dar o seu melhor e ser parte do time. Profissionalismo, ética e proatividade fazem toda a diferença na avaliação positiva dos seus superiores, o que pode garantir uma vaga permanente, seja agora ou no futuro.

Vagas temporárias não são apenas “sazonais”

Mas não se esqueça: vagas temporárias surgem a todo tempo no decorrer do ano e não apenas nas épocas citadas nesse texto. Portanto, prepare seu currículo, cadastre-se nos sites de busca de empregos e esteja atento, pois o seu novo trabalho pode estar para começar a qualquer momento.

Sobre a Luandre

São 49 anos de atuação com soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Com excelência nos serviços prestados e construindo o elo entre a organização e o colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

A Luandre atende as melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais.