Qual o primeiro nome que vem à sua cabeça quando pensa em um refrigerante? Ou em um supermercado? Qual a primeira empresa em que você pensa quando fala em seguro de carro?

Os profissionais de marketing corporativo têm um enorme interesse em receber essas respostas da opinião pública e é por isso que foi criada a pesquisa Top of Mind. Através dela, é possível fazer análises dos hábitos de consumo das pessoas, individualmente, ou de empresas que utilizam serviços. Estas informações são úteis não só para as instituições, como também para os veículos de comunicação.
Já abordamos aqui sobre o Top of Mind RH, que está agora em fase de indicação entre as empresas do ramo que são participantes. Mas queremos tratar agora de como funciona nas demais áreas de atuação, dentre tantas que são premiadas com a oportunidade deste reconhecimento.

Qual a marca mais lembrada para você?

A pergunta “qual a primeira marca que lhe vem à cabeça” não é a única na hora de responder a uma pesquisa de Top of Mind. Isso porque outros dados são necessários para saber informações como o perfil dos entrevistados, que servem para que se equilibre o público que fará parte da amostragem.

Tanto no caso de empresas como no caso de pessoas entrevistadas, o que acontece na prática é que eles devem nomear uma marca, empresa ou produto que se recordam dentro de determinada categoria.

As pesquisas Top of Mind podem acontecer no formato espontâneo ou induzido. Quando espontâneo, não são passados nomes como sugestões e pede-se que a pessoa informe a primeira marca que vem à mente. Neste caso os resultados acabam sendo mais amplos. Já no tipo de pesquisa induzida, existe a sugestão de algumas marcas participantes.

Para garantir a eficiência e a credibilidade da pesquisa, um instituto de pesquisa costuma ser contratado, evitando assim que ocorram distorções nos resultados.

Ser a mais lembrada não é igual a ser a de maior sucesso em vendas

Importante salientar que nem sempre uma marca que vende mais ou uma empresa que lucra mais serão Top of Mind. Afinal, a pesquisa vai mostrar a relevância das empresas na memória dos entrevistados e não as que obtêm maior sucesso financeiro.

Sendo assim, o Top of Mind é ótimo para que as instituições possam traçar estratégias de expansão, uma vez que ter o conhecimento e opinião das pessoas é essencial para avaliação dos produtos e serviços.

Essas informações também permitirão conhecer melhor as características do público alvo e avaliar a posição da organização com relação a sua concorrência.

Estratégias para ficar na memória

Para quem quer abraçar a chance de ser a mais lembrada em seu segmento, é hora de focar em estratégias de comunicação e marketing, buscando a rápida associação do consumidor ao nome da marca. Ao investir em ações para o reconhecimento da marca, a tendência é o retorno em credibilidade e impacto positivo.

Ainda que ser Top of Mind não signifique, necessariamente, que a marca está sendo consumida, esta ainda é uma importante oportunidade para a empresa demonstrar que se preocupa com o cliente e que quer oferecer experiências sempre melhores a ele.

A melhor alternativa é, portanto, investir em relacionamento e, assim, potencializar a visibilidade da empresa de forma efetiva e que propicie vínculos de verdade.

Luandre 7x TOP

Além das 17 indicações, a Luandre conquistou 7 vezes o prêmio Top of Mind RH, sendo a atual vencedora em sua categoria.

Acreditamos que o principal motivo para isso, são as mais de 1 milhão de pessoas recolocadas nestes 49 anos de vida e o reconhecimento de todos os profissionais de RH e parceiros desta longa trajetória.

A Luandre conta ainda, com diversos selos e prêmios que consolidam o seu reconhecimento e qualidade. São eles:

  • Melhores Empresas para Trabalhar – Você S/A;
  • ISO 9001;
  • Melhores Fornecedores para RH;
  • Dun & Bradstreet.

Saiba mais sobre os prêmios.

Indique a Luandre ao TOP 2019

O TOP elegeu a Luandre 7 vezes, agora é a sua vez de fazer parte dessa história. Indique.