A entrevista é o momento que o recrutador tem para extrair o máximo de informações em pouco tempo, por isso a pergunta “Quais são seus pontos fracos? ” Acaba sendo o maior pesadelo dos candidatos na hora da entrevista.

Como falar sobre o tema sem diminuir suas chances de contratação? Acompanhe nossas dicas!

O que são pontos fracos ou a desenvolver?

Pontos fracos ou a desenvolver são características que você adquiriu ao longo de sua experiência profissional e que impactam negativamente no desempenho de seu trabalho. Essas características podem ser uma falta de habilidade comportamental ou técnica e que você precisa melhorar.

Como gerencio meus pontos?

Primeiro entenda quais são seus pontos a melhorar, lembre-se das avaliações que já recebeu nos empregos anteriores ou comentários que te marcaram de colegas de trabalho e amigos. Faça uma lista de até 5 pontos que você enxergue que precisam ser desenvolvidos. Seja sincero e estabeleça uma ação para melhorá-los.

No que devo me atentar?

Depois de identificar quais pontos precisam ser desenvolvidos e ter um plano para melhorá-los, estude sobre a empresa, setor e as exigências para vaga a que está se candidatando, de acordo com essas informações avalie quais dos seus pontos a desenvolver não estão relacionados com a empresa ou vaga. Escolha com antecedência que ponto citará no dia da entrevista.

O que devo falar?o que devo me atentar?

Após citar o ponto a desenvolver, informe na sequência que ação tem realizado para contorná-lo, mostre que você tem conhecimento sobre ele e que tomou a iniciativa de buscar melhorar para alcançar seu objetivo profissional. Reconhecer o que precisa ser melhorado demonstra maturidade e proatividade ao agir a favor da mudança. Com isso, o recrutador perceberá que você é capaz de superar obstáculos!

Exemplos de pontos a serem desenvolvidos:

• Fico nervoso ao falar em público
• Sou tímido e tenho dificuldade de expressar minha opinião
• Sou exigente demais
• Sou hiperativo
• Sou muito crítico comigo mesmo
• Preciso me comunicar melhor

Atenção: não basta apenas citar seu ponto fraco, o que mais conta é o que você tem feito para melhorá-lo!

Para mais dicas, informações e oportunidades, fique ligado em nosso blog e em nossas redes sociais:

👍https://www.facebook.com/luandrerh
👍https://www.instagram.com/luandrerh
👍https://www.linkedin.com/company/luandrerh