Qual a primeira marca de refrigerantes que vem à sua cabeça? Ela é a mesma que você toma?

É uma simples pergunta, mas é o sonho de qualquer marca ou empresa: além de ser Top of Mind, ser também aquela que é consumida pelos consumidores.

Hoje, a concorrência no mercado é muito grande. Os consumidores estão mais informados e mais exigentes e, atualmente, novas marcas nascem (principalmente startup’s).

Mas não desanime, saiba que é possível ter uma marca reconhecida sem ter necessariamente grandes esforços em investimento, equipe e tempo.

Você verá a seguir, como ser uma marca reconhecida no seu mercado:

Estratégia bem definida

Uma marca reconhecida nos dias atuais exige muito mais foco estratégico. A sua marca precisa estar visível para o seu futuro consumidor, com uma presença digital – atualmente – firme e diferenciada.

É preciso também entender em detalhes quem é este consumidor e fazer a presença digital da sua marca algo relevante e consistente.

Presença digital da sua marca

Não estamos falando só de redes sociais ou só do Google, mas sim do conjunto de ferramentas que são definidas ou intensificadas de acordo com a necessidade do seu público.

Defina a sua estratégia para tais ferramentas, em qual momento e com que forma de abordagem sua marca se relaciona com o consumidor, mas não se esqueça: sempre de acordo com a Jornada de Compra.

Tenha uma identidade

Depois de definida a sua estratégia de mercado e digital, desenvolva a sua identidade verbal e visual.

A verbal é aquela que vai desenhar o discurso de abordagem da empresa, seja no atendimento ou na publicidade. Ela precisa ser organizada e com mensagens ­chaves para cada público.

Já a identidade visual é a base da marca. Envolve linguagem, tipografia, cores, estilo, grafismos etc. Ela deve ser exclusiva, a ponto de qualquer pessoa identificar um material da empresa, mesmo que a marca não esteja exposta.

Dê vida a sua marca

Implante a sua marca de forma planejada, inicie elaborando uma matriz que coloque o impacto da ativação da marca em relação (versus) à dificuldade e ao custo.

O ideal é começar pelos pontos em que existe mais impacto e visibilidade, como identidade visual de lojas ou rótulos de produtos; ou pelos que são mais fáceis e baratos, como itens de papelaria.

DICA: Construa um plano de implantação para orientar de maneira adequada e eficiente.

Acompanhe o que é divulgado

Para que a marca tenha valor, é importante estar no controle, avaliando a comunicação e fazendo ajustes para que esteja sempre consistente. Observe os locais onde a marca aparece e analise se está alinhado, comunicando os pontos anteriormente discutidos.

Antes de terminar, vamos deixar mais 3 dicas Bônus:

Fidelização de clientes e conquista de novos.

Importante na hora de fazer sua empresa conhecida e se tornando uma referência é não só conquistar diariamente novos clientes, mas manter os clientes já conquistados fiéis a sua marca.

Seja rápido com os problemas

Você deve dar a máxima atenção possível ao seu cliente. É claro que quanto o maior o número, mais difícil se torna realizar esta tarefa, mas ela é uma etapa muito importante, tanto na fase de fidelização do cliente, como também dá uma grande ajuda na divulgação.

Clientes bem tratados costumam voltar e criam um interesse maior pela marca, portanto não deixe seus clientes insatisfeitos, faça o que você puder para mantê-los contentes com sua empresa e produtos oferecidos.

Faça promoções do seu produto

As promoções costumam ajudar e muito a alavancar o número de vendas de produtos, portanto é uma boa maneira de chamar a atenção para seus produtos e, consequentemente, para a sua empresa.

Seguindo esses passos, é possível construir uma marca clara, marcante e inesquecível.


Sobre a Luandre

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A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

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