Atualmente, os cursos online (pagos ou gratuitos) se apresentam como principal opção de ferramenta para quem busca melhorar a qualificação profissional, já que são acessíveis à praticamente todos os públicos! Quer saber como usá-los para sair na frente na busca por uma vaga? Dá uma olhada nesse texto!

O que o mercado espera dos profissionais?

Essa é uma pergunta importante e que é frequentemente feita pelos profissionais que estão em busca de uma recolocação. O fato é que o mercado está cada vez mais seletivo, e com a alta concorrência por oportunidades de emprego (na Luandre registramos uma média de 100 candidatos disputando cada uma das vagas!), as empresas estão em busca dos melhores.

Na internet você encontra facilmente dicas de como turbinar o currículo, com conteúdos sobre desenvolvimento, organização, e outros. A questão é que estes passos se tornaram comuns. Por isso, o que o recrutador espera encontrar entre centenas de candidatos, é aquele que apresenta um diferencial sustentável e relevante. E a qualificação profissional é um destes pontos bastante considerado neste primeiro contato entre profissional e empresa.

Mas, o que a qualificação profissional diz sobre mim?

Mais do que você imagina! Muito se fala sobre a questão comportamental ser mais importante que a qualificação. Sem dúvida isso é uma realidade, porém, deixar seu perfil comportamental evidente para os selecionadores só será possível em uma segunda etapa dentro de um processo seletivo.

Em contra partida, a qualificação profissional estará ali, estampada no seu currículo e dizendo ao entrevistador o quando vocês está tecnicamente preparado para assumir determinada oportunidade, convencendo-o de que você pode sim evoluir para as próximas etapas do processo.

E o aspecto positivo não está apenas nos tipos e volume de cursos realizados, mas demonstra que você se preocupa com sua carreira e em estar o mais preparado possível. E muitas vezes é esse ímpeto e vontade que fazem os olhos dos recrutadores brilharem.

Mas afinal, como me qualificar se estou desempregado e sem dinheiro para investir?

Em uma era em que o acesso à informação é tão fácil e rápido, basta tirar alguns minutos do seu dia e buscar na internet as melhores opções turbinar sua qualificação profissional.

Segundo alguns estudos, o brasileiro é dos povos que ficam mais tempo na internet. São cerca de 9 horas conectados. Ou seja, já é algo que faz parte do nosso dia a dia, precisando apenas direcionar parte deste esforço para investir na qualificação.

Desta forma, ao falar em investimento na qualificação profissional online, isso tem mais a ver com tempo do que dinheiro, justamente porque através de plataformas digitais, muitas delas gratuitas, é possível realizar cursos, participar de workshops e assistir palestras de onde você estiver, no seu tempo.

Aqui a questão é de prioridade. O quanto a recolocação para você é importante, a ponto de dedicar parte do seu tempo conectado para melhorar a sua qualificação profissional?

Se a resposta for “muito importante”, você já está no caminho certo!

Como encontrar o curso online mais adequado para ajudar a minha qualificação?

O primeiro passo é mapear e avaliar todas as alternativas: cursos, intuições de ensino, investimento e, principalmente, os temas que fazem sentido para você e sua carreira. E nesta etapa o famoso “joga no google” pode funcionar muito bem!

Depois, para avaliar os que são mais relevantes, vale considerar algumas questões:

  • O curso está de acordo com a sua formação?
  • Traz (ou aprofunda) um conhecimento que o mercado valoriza na sua área?
  • Como que as pessoas que já fizeram o curso o avaliaram?
  • Qual a qualificação do professor/instrutor/palestrante?
  • Qual a carga horária?
  • É possível conciliar com sua rotina?
  • É algo que você realmente gostaria de fazer?

Enfim, o “encontrar as opções” para melhorar sua qualificação é relativamente fácil, O “X” da questão é como avaliar, dentre uma infinidade de alternativas, as que trarão mais valor para seu currículo e farão mais sentido para você, de acordo com o seu objetivo.

Na dúvida, experimente!

Ficou na dúvida entre cursos com temas e conteúdos similares? Grande parte dos principais portais de cursos online, principalmente os pagos, oferecem a oportunidade de assistir uma aula experimental, gratuitamente, para que veja a dinâmica do professor e se gosta da explicação e do formato das aulas.

Mesmo nos gratuitos é importante fazer essa avaliação afinal, escolher o curso online certo não é só questão de otimizar o investimento, mas também seu tempo.

Crie uma rotina e evolua sua qualificação de forma rápida.

Após selecionar o curso online, crie uma rotina e dedique-se. Lembre-se que há um objetivo maior em torno deste investimento na qualificação e em como isso pode tornar seu currículo destacado positivamente dos demais.

Ah e não esqueça de mostrar para o mercado tudo que está fazendo para se tornar um profissional mais qualificado

Conforme for concluindo os cursos é importante sempre colocar no currículo o novo conhecimento adquirido. Se for em áreas onde a qualificação é muito dinâmica e sempre novos cursos e atualizações surgem, como, por exemplo, a área de tecnologia, cite sempre a data de realização do curso/formação.

Lembre-se de reforçar a qualificação como diferencial e fique atento, pois todos os dias novas opções de cursos online surgem.

Faça do ambiente digital um importante aliado na busca da recolocação profissional.