Employee Experience é um conjunto de ações utilizadas com o intuito de proporcionar a valorização e a experiência positiva aos profissionais.

Assim, a empresa que adota esse conceito garante o bem estar e um melhor significado para seus colaboradores serem parte daquele trabalho. Tem muito a ver com colaboração e autonomia, em um ambiente onde todas as opiniões importam, portanto serão ouvidas e consideradas.
Em 2019, companhias e executivos estão dando mais atenção do que nunca à experiência do contratado e isso não é à toa. Há uma infinidade de razões pelas quais devemos pensar mais na experiência das pessoas, começando pelos diversos estudos que comprovam que as empresas que adotaram medidas nesse sentido têm maior lucro médio, maiores receitas e aumento do faturamento.

Retenção de talentos

2019 vem apresentando, gradativamente, uma melhora na economia e, como consequência, temos baixa nas taxas de desemprego. Isso permite aos profissionais que tenham – finalmente – mais opções e eles, sempre que possível, escolherão trabalhar onde é oferecido não somente um bom salário, mas também um ambiente onde se sintam confortáveis e satisfeitos por contribuir com suas habilidades.

Como reter talentos é um desafio constante das equipes de RH, cada vez mais estratégias que envolvem o Employee Experience devem pertencer ao ambiente empresarial.

Maior sucesso no Recrutamento e Seleção

Outra razão é que os candidatos a vagas abertas fazem suas pesquisas. Eles têm muito acesso a informações antes de se tornarem funcionários, por meio de sites de avaliação e postagens de mídia social de funcionários atuais ou anteriores.

É do interesse de uma empresa fornecer uma experiência de funcionário genuinamente positiva. Caso contrário, é possível que se percam não apenas funcionários atuais, mas ainda que se tenha problemas para recrutar substitutos.

Relacionamento com o colaborador x satisfação do cliente

Além disso, oferecer um bom atendimento ao cliente está no topo da lista de preocupação das empresas. E quase todos os executivos sabem – ou deveriam saber – que o potencial de entregar qualidade alta para os clientes é diretamente afetado pela qualidade da experiência dos seus colaboradores dentro da empresa.

Assim como na experiência do cliente se procura criar um relacionamento com a marca em toda interação, quando se trata do funcionário, esse relacionamento deve iniciar durante a jornada do candidato e se estender por todo o dia a dia de trabalho na instituição.

Não aplica ainda o Employee Experience? Veja como começar

O Employee Experience abrange os ambientes físico, cultural e tecnológico. A implantação das táticas de envolvimento dos funcionários e os benefícios da empresa devem iniciar com pesquisas. Troque informações com os funcionários atuais para determinar com o que a experiência deles se parece agora e como eles imaginam o futuro do trabalho.

Concentre seus objetivos elaborando uma visão coesa da experiência do funcionário, sempre se mantendo alinhado com a missão do seu negócio. O seu plano de implementação deve ser montado pensando em inovação contínua, mantendo o contato com as suas equipes para colaborar com a construção dos próximos projetos.

Uma empresa que implanta com sucesso a postura de enriquecer a experiência do colaborador consegue criar relações de confiança e estímulo para que todos tenham interesse em oferecer o melhor de si, naturalmente. Nesse contexto, o crescimento é consequência, tanto no âmbito profissional como no pessoal.


Sobre a Luandre

São 49 anos de atuação com soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Com excelência nos serviços prestados e construindo o elo entre a organização e o colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

A Luandre atende as melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais.