Há expectativa de vagas temporárias para logística, indústria e varejo

São Paulo, outubro de 2020 – Segundo dados do IBGE, entre maio e setembro de 2020, havia 4,1 milhões em busca de ocupação no mercado de trabalho, uma alta de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essa realidade, no entanto, tem dado indícios de melhora neste segundo semestre. Conhecido como o período de maior contratação de temporários em razão das demandas de vendas geradas pelas festas de final de ano.

Vagas para temporários

Com a gradual reabertura do comércio, a estimativa é de que se busquem profissionais temporários para suprir a demanda, como já é de costume, uma vez que o Natal é a data mais lucrativa para o setor em todo o ano.

Segundo a Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) a previsão é de que sejam criadas mais de 400 mil vagas temporárias no último trimestre de 2020 e que, neste período de pandemia, 20% dos trabalhadores temporários sejam efetivados.

A associação acredita que o setor da indústria deve ser o maior gerador de novas vagas temporárias, com foco nos segmentos de alimentos, agronegócio, metalurgia, mineração, automobilístico, farmacêutico e embalagens, mas também haverá oportunidades no varejo.

Na Luandre, a previsão é de abertura de mais de 10 mil vagas temporárias para os três segmentos, indústria, varejo e logística, e a média de efetivação é de 40%. “O ano foi atípico e algumas empresas chegaram a dispensar mão de obra em razão da pandemia, por isso, a queda nos índices de contaminação e uma gradual volta das atividades cria um cenário de maior confiança em que se prevê consumo no fim do ano, o que leva as companhias a planejarem contratações, sejam elas temporárias ou efetivas”, diz Gabriela Mative, Superintendente da Luandre.

Empresas se reinventam para fugir da crise

O período em que o comércio físico permaneceu de portas fechadas também levou consumidores a mudar a maneira de comprar e a consumir ainda mais via e-commerce.

“Mesmo os que não eram acostumados a esse modelo de consumo, começaram a praticar a compra online em aplicativos ou sites na sua rotina”, afirma Gabriela.

Por conta disso, a Luandre já contabiliza neste ano um aumento de 83,7% nas contrações que envolvem a cadeia de logística, comparando outubro a dezembro de 2019 com outubro de 2020.

 

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Trabalha com a excelência nos serviços prestados e investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Em 2019, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 2 milhões de CV cadastrados. Há 18 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em oito edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo ª atual vencedora. O CEO, Fernando Medina também foi vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, em 2017. Além disso, foi reconhecida como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, certificação concedida pela Revista Você S/A.

A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 11 unidades em quatro estados: São Paulo (São Paulo, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba) e Pernambuco (Recife). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

Para mais dicas, informações e oportunidades, fique ligado em nosso blog e em nossas redes sociais:

👍https://www.facebook.com/luandrerh
👍https://www.instagram.com/luandrerh
👍https://www.linkedin.com/company/luandrerh